Empenho de corpo docente muda realidade de Escola em Salvador

Uma nova metodologia de ensino tem contribuído para melhorar a aprendizagem dos estudantes da Escola Estadual Célia Mata Pires, em Salvador. Desenvolvido por professores da unidade, o trabalho pedagógico emprega as temáticas a partir da resolução de problemas e realiza atividades de reforço, olimpíadas de língua portuguesa e matemática e simulados com base nas matrizes da Prova Brasil, avaliação em larga escala do Ministério da Educação. A metodologia, que agrega habilidades e competências do estudante, levou a unidade escolar a aumentar em seis pontos a nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), saindo de 3,5, em 2009, para 4,1.

A professora de língua portuguesa, Arly Bastos, acredita que o principal responsável pelo resultado positivo foi a dedicação. “Os professores se empenharam em sala de aula e foram mudando a didática. Trabalharam questões anteriores da Prova Brasil, focando nas matrizes”. Para a professora, o material didático também foi importante porque trouxe a gramática contextualizada, na qual um mesmo texto estimula o desenvolvimento de atividades tanto em língua portuguesa quanto em matemática. “Não adianta você segmentar o conhecimento. Ele tem que ser entrelaçado, desenvolvido de forma interdisciplinar”, completou Bastos.

“Não adianta você segmentar o conhecimento. Ele tem que ser entrelaçado, desenvolvido de forma interdisciplinar”. Arly Bastos, Professora.

A preparação para a Prova Brasil fortaleceu o projeto de Educação Integral, o Mais Educação, que a escola desenvolve desde 2010. Além da oficina de letramento, o projeto oferece oficinas de judô, xadrez e música, no turno diferente ao das aulas regulares. “O projeto orienta que as oficinas estejam ligadas a todo o currículo da escola, por isso fazemos essa interação. Por exemplo, dentro das aulas de xadrez, inserimos jogos, raciocínio lógico, entre outras atividades que agregam à matemática”, contou a professora de língua portuguesa.

Lorrane Novaes estuda na Escola Célia Mata Pires desde a 1ª série e explica a evolução dos estudantes com o Mais Educação. “Melhorei o desempenho em língua portuguesa, com a oficina de letramento, e também o comportamento, passamos a ter mais cuidado com a nossa escola.” Lorrane participava de todas as oficinas do projeto e das atividades desenvolvidas. “Participamos da Olimpíada de Matemática, quando respondemos a questões de raciocínio lógico e, depois, participamos da competição. Foi muito proveitoso”, disse.

Parceria – Pais atuantes. Esse é outro diferencial da unidade escolar, que conta com apoio e parceria dos pais. Além do trabalho pedagógico desenvolvido pelo corpo docente, a vice-diretora da escola, Joelma Gomes, atribui o resultado positivo no Ideb à participação dos pais. “O primeiro passo foi uma reunião com pais para conscientização. Os pais acompanham, vêm à escola e exigem qualidade”, afirma Gomes.

Escola – A Escola Célia Mata Pires está localizada no bairro populoso de Jardim Santo Inácio, em Salvador, há 18 anos. Atende a 512 alunos no ensino fundamental II (5ª a 8ª série), e este ano, a escola vai receber mais um projeto de fortalecimento da aprendizagem. O Gestar faz parte da Educação Integral no Estado da Bahia com formação de professores e produção de material didático específico para alunos e docentes. O foco do projeto está basicamente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, com o objetivo de assegurar a aprendizagem aos estudantes do ensino fundamental.

Fotos: Claudionor Jr. / Ascom Educação