Empresários desenvolvem ações de parceria com as escolas em apoio ao Educar para Transformar

Foto: Manu Dias/GOVBA

O Governador Rui Costa lançou, nesta terça-feira (25/08), o selo “Empresa Amiga da Educação”, durante o 28º Fórum B+ Educação, no Teatro Castro Alves. O selo será concedido às empresas que se destacarem em projetos nas escolas públicas, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que visa a uma rede de parceria pela melhoria da qualidade da educação pública na Bahia. Durante o evento, a classe empresarial manifestou interesse em contribuir com o programa e alguns empresários destacaram ações que já vêm desenvolvendo nesta perspectiva.

“Por não ter tido oportunidade, criei um projeto que pudesse premiar os melhores alunos do ano", Luciano Martinho Barreto, empresário

É o caso do empresário de panificação, Luciano Martinho Barreto, da cidade do Morro do Chapéu e dono da Casa do Pão. Ele criou o Projeto Aluno Nota 10, que premia os melhores alunos das escolas inscritas. “Por não ter tido oportunidade, tive a ideia de criar um projeto que pudesse premiar os melhores alunos do ano com algumas premiações, entre eles notebooks, televisões, bicicletas e até consultas odontológicas. Isso fez com que eles começassem a aprender e adquirir mais conhecimentos, impactando no aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e na diminuição da evasão escolar em 120 unidades, divididas em sete cidades”, contou o empresário que foi homenageado com uma placa.

Leia também:
Artistas baianos apoiam programa Educar para Transformar
Governador anuncia nove mil vagas de estágio para jovens de escola pública

Outro exemplo de parceiro da escola apresentado no evento foi o Grupo CCR Metrô Bahia, que vem realizando projetos que incentivam a cultura nas escolas. “No ano passado, trouxemos para Salvador os projetos Buzum! (ônibus-teatro itinerante) que esteve em 30 escolas e atingiu cerca de 1000 estudantes. A ideia é que, de forma lúdica, os estudantes e professores abordem questões de meio ambiente e de cidadania”, explica Marina Mattaraia, gestora do Instituto CCR, entidade privada, sem fins lucrativos. Além das diversas ações que promovem a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável, a empresa patrocina cerca de dez projetos dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá).

“Os empresários podem contribuir com o programa de forma concreta, com a oportunidade de empregos e estágios", Renato Simões Filho, diretor geral do Grupo [B+] de Comunicação

O diretor geral do Grupo [B+] de Comunicação, Renato Simões Filho, destaca que todos os segmentos devem se envolver no Programa, por ser a educação de interesse coletivo. “Os empresários podem contribuir com o programa de forma concreta, com a oportunidade de empregos e estágios, além da valorização da ascensão profissional por meio da qualificação e merecimento”, destaca. Ele ainda falou da oportunidade da revista divulgar o programa. “A edição lançada hoje traz um suplemento que realiza uma divulgação ainda maior destas propostas do Governo. Nós acreditamos que toda a sociedade deve se envolver para mudarmos a realidade da educação”.

O diretor comercial da loja Home Design, Maurício Lins, ressalta que a educação é o alicerce de qualquer país e que o Fórum [B+] foi um bom momento para debater essas questões. “Trocar ideias, experiências e depoimentos pode ser um importante passo para conseguirmos desenvolver nossa educação. E, com a chegada da tecnologia, temos importantes ferramentas e instrumentos para serem exploradas”. O executivo conta como apoia a inserção de estudantes no mercado profissional. “Na nossa empresa, oferecemos oportunidades de estágio e aqueles que se destacam geralmente são contratados”.