Empresários e moradores melhoram ambiente escolar em São Cristovão

Transformar o ambiente escolar em um lugar aconchegante, ideal para a convivência e para o ensino. É esta a proposta de um grupo de moradores e empresários que se uniu em um projeto de melhorias que está sendo executado no Colégio Estadual Helena Matheus, no bairro de São Cristovão, em Salvador. A iniciativa está de acordo com um dos eixos do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que tem o objetivo de melhorar o ensino público, convocando também a sociedade para participar, colaborando com as mudanças.

Assista ao vídeo desta notícia

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.

*Errata: a escola está localizada no bairro de São Cristóvão

O projeto tem soluções baratas e criativas. Palletes de madeira transformaram-se em bancos acolchoados, onde os alunos podem passar algum tempo com conforto. A empresária Gilvani Mascarenhas se mobilizou para conseguir o material. “Eu forneço merenda e conhecia as necessidades da escola. Quando eu soube do projeto, saí ligando para empresários amigos, um deu os palletes, outro deu as tintas, os andaimes, eu fiz o transporte e o somatório dos esforços é esta coisa maravilhosa que pode ser vista aqui agora”.

"Quando eu soube do projeto, saí ligando para empresários amigos. o somatório dos esforços é esta coisa maravilhosa", Gilvani Mascarenhas, empresária

Os benefícios já alcançados são vários, mas a diretora da escola, Liliane Fonseca, quer mais e convoca quem quiser colaborar com a continuidade do projeto. “Percebemos que a autoestima dos meninos melhorou, estão preservando o patrimônio e se percebendo no ambiente. O próximo passo será a transformação da quadra, estamos buscando novos parceiros para auxiliar nesta nova transformação”.

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

RETRIBUIÇÃO
A designer de interiores Leila Abreu foi a responsável pelo projeto e também botou a mão na massa, ou melhor, na tinta. Ela fez toda a parte de pintura e conta porque faz questão de ser voluntária. “Eu e meu esposo estudamos em escolas públicas, meus três filhos estudam também e nós temos a consciência, como cidadãos do mundo, de que é preciso contribuir com a nossa sociedade. Até por gratidão aos nossos mestres, eles nos ensinaram o que é certo e errado e nos deram a oportunidade de nos tornarmos seres humanos melhores”.

Outro que tem filhos em escolas públicas é o mestre de obras Aderval dos Santos, 46 anos. Ele não tinha dinheiro e material para contribuir, mas vontade e disposição para trabalhar não faltam. “Aqui estudam muitas crianças, e a gente tem que dar o melhor, fazer o melhor para os alunos. O primeiro passo era a limpeza do colégio. Fizemos uma limpeza total, recapeamos o estacionamento, desentupimos os esgotos, arrumamos os banheiros. Aí, a colaboração minha foi essa”.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

PRAZER NOS ESTUDOS
Quem conhece a escola há mais tempo, como a estudante Jaqueline Dias, 18, garante que foi uma verdadeira transformação. “Meu pai e meu tio estudaram aqui e eu estou estudando agora. Mas o colégio era bagunçado, não dava nem prazer para estudar. Agora os alunos estão interagindo e muito mais focados nos estudos”. Como a escola é grande, os alunos também querem participar do projeto. Luciano Rocha, 13, dá sua sugestão. “Este pedaço do pátio precisa de mais plantas, decoração, uma parede mais colorida, é para ficar melhor, ter mais bem estar para a gente”.

Fonte: Secom