Empresas e voluntários contribuem com melhorias nas escolas

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Empresários e profissionais de diferentes áreas estão aderindo ao programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, lançado pelo Governo do Estado, contribuindo com melhorias nas escolas. É o caso do Colégio Estadual Helena Matheus no bairro de São Cristóvão, em Salvador, que recebeu material da iniciativa privada e a ajuda voluntária de uma designer de ambientes na reforma de um espaço agora destinado à maior integração dos estudantes.

As empresas doaram palets (caixotes de depósito) e galões de tintas e a designer de ambientes, Leila Abreu, disponibilizou o tempo e a criatividade, para transformar a área da alimentação escolar em um espaço de convivência mais aconchegante. Para a composição do ambiente, foram reutilizados troncos de uma árvore que caiu nas proximidades do colégio, e os palets, cedidos pelas empresas VW e Tico e Dil, foram transformados em bancos acolchoados. Parte da tinta usada na pintura das paredes foi doada pela Vapt Blue.

A reforma do espaço foi feita durante o recesso junino e causou uma bela surpresa aos estudantes na volta às aulas. “Fiquei tão feliz com a transformação que fiz uma redação para expressar o que estou sentindo”, afirmou a estudante Lais Cruz, 17 anos, do 2º ano do ensino médio.

"Essa proposta ajuda os estudantes a se perceberem como um instrumento criador e transformador do espaço escolar”

A diretora da unidade escolar, Liliane Fonseca, fala que pessoas da comunidade também ajudaram, contribuindo com a mão de obra voluntária. Ela ressalta, ainda, o resultado pedagógico da ação. “Além da conscientização, essa proposta ajuda os estudantes a se perceberem como um instrumento criador e transformador do espaço escolar”, explicou a gestora que já tem outros projetos em andamento. “Vamos envolver os alunos no processo de customização de carteiras escolar e na reforma da quadra esportiva”, acrescentou.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

A designer de ambiente, Leila Abreu, que também conseguiu as almofadas, destaca a importância do envolvimento de todos para a melhoria da educação, conforme propõe o Educar para Transformar. Também ressaltou que a iniciativa estimula a sustentabilidade socioambiental, a partir do reaproveitamento de materiais que poderiam ser descartados ou até mesmo destinados ao lixo. “A verdadeira forma de utilizar a sustentabilidade é a conscientização, mostrar que o indivíduo é capaz de transformar, que tudo parte dele e retorna para ele”, explicou.