Encontro de professores foca Educação Ambiental

Cerca de 280 professores da rede estadual participam, até sexta-feira (20/07), do II Encontro Estadual das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), em Salvador. O encontro visa fortalecer a formação dos educadores com a socialização de experiências, palestras, exibição de vídeos e debates.

A abertura do evento contou com a presença da representante da Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (CGEA/MEC), Eneida Lipai, que palestrou sobre o papel da Conferência infantojuvenil pelo meio ambiente como estratégia da Educação Ambiental em todas as modalidades de ensino.

A palestrante destacou o trabalho em Educação Ambiental realizado na Bahia e enfatizou a importância do movimento pela construção das escolas sustentáveis, que deve ser estimulada pelos professores. Ela adiantou que o tema central da 4ª Conferência infantojuvenil, que acontece em 2013, são as escolas sustentáveis, que estão organizadas em três pilares: gestão democrática, currículo e espaço físico.

“A Bahia está um passo à frente no processo de preparação para a conferência porque vem forte com o objetivo de tornar as escolas sustentáveis a partir da consolidação das Com-Vida, que agregam ao trabalho do MEC para fortalecer o movimento no país como um todo”, explicou Lipai.

O encontro reúne educadores das 33 Diretorias Regionais da Educação (Direc) do Estado, atuantes em escolas que têm Com-Vida ou estão em fase de implementação destas comissões. O objetivo é que todas as escolas da rede estadual de educação formem as suas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida). “O projeto é para a rede. A proposta é atingir todas as escolas. Não é uma coisa fácil, mas já ampliamos bastante o alcance das ações no âmbito da Educação Ambiental, que é articulada à Educação Integral e potencializa a aprendizagem dos estudantes”, disse Amélia Maraux, superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Experiência Com-Vida - No município de Caetité (a 780 km de Salvador) o Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira já tem a sua Com-Vida bem consolidada. A professora Maria da Conceição dos Santos conta que a comissão existe desde 2010 e, de lá para cá, vem trabalhando bastante para melhorar realidades da cidade que ainda preocupam a todos. “Entramos em contato com a prefeitura municipal para tentar limpar os dois grandes rios da nossa cidade, que viraram esgotos. A maior expectativa dos estudantes, agora, é pelo resultado desta ação. Também temos um projeto para destinação do lixo e confeccionamos sacolas ecológicas para usar no supermercado. Ao todo, estão previstas pela Com-Vida 23 ações de intervenção”, revela a professora.