Encontro debate inserção de produtos da agricultura familiar nas escolas da rede estadual

Palavras-chave:

Representantes do poder público e da sociedade civil, do segmento da agricultura familiar, do Território de Identidade Extremo Sul, reuniram-se, nesta sexta-feira (22), na sede da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em Teixeira de Freitas, para dialogar sobre compras governamentais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a inserção de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar de escolas públicas do território.

Agricultura familiar - Foto: divulgação

O encontro, que teve o apoio e a participação de uma equipe de dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural (Ater), do Núcleo Territorial de Educação e do Colegiado do Território de Identidade Extremo Sul, abordou a viabilização da comercialização de feijão, farinha, mandioca descascada e embalada a vácuo, amendoim, milho verde, verduras pré-processadas, polpas de frutas de diversos sabores, e tempero pronto, produzidos por associações e cooperativas do Extremo Sul.

A diretora de Agregação e Valor e Acesso a Mercado da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Elisabete Costa, avaliou positivamente a reunião em que gestores de 31 escolas públicas conheceram o que é produzido pela agricultura familiar do território: “Queremos garantir alimentação saudável da agricultura familiar para crianças e jovens das Escolas da Rede Pública Estadual. É uma garantia de renda para quem produz e qualidade de vida para quem consome”.

Participaram da reunião representantes das escolas estaduais de municípios do território e agricultores familiares, que apresentaram uma amostra do que é produzido pelas associações e cooperativas no território, para demonstração e degustação.

“A ideia foi dialogar com os diretores e diretoras de escola sobre a importância de comprar produtos da agricultura familiar local”, ressaltou a coordenadora do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF/SDR), do Extremo Sul, Fabiana Longo.

Notícias Relacionadas