Encontro discute ações dos Jogos Estudantis da Rede Pública

Articuladores do projeto Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, finalizaram, nesta sexta-feira (11/4), um encontro de preparação para o trabalho que vai ser desenvolvido ao longo do ano nas escolas da rede estadual. Realizado por meio de cada Diretoria Regional de Educação (Direc) do Estado, o evento envolve, anualmente, estudantes e professores de escolas estaduais e municipais de quase todos os municípios baianos, contemplando os festivais de judô, xadrez e capoeira, bem como a disputa das finais dos torneios de basquete, futsal, handebol e voleibol. Em Salvador, o encontro acontece no Hotel Vilamar.

A coordenadora de Educação Física e Esporte Escolar da rede estadual, Janete Beanes, ressaltou que o Jerp proporciona uma dinâmica diferenciada às atividades pedagógicas ao incentivar a prática esportiva. “O esporte estimula a socialização e potencializa a criatividade, a concentração e a memória associada ao raciocínio lógico, além de promover a alegria e fazer com que os estudantes se sintam participantes da escola. Com isso, eles têm a oportunidade de aprender com o outro, e, também, de ensinar”, disse.

Os participantes do encontro definiram a organização do trabalho pedagógico coletivo, consolidando as atividades desenvolvidas por meio dos Jogos Estudantis da Rede Pública, que, entre os meses de abril e agosto, desenvolve a primeira fase, realizada internamente, nos colégios participantes. A partir de setembro, começa a fase regional.

Ao longo de três dias de discussão, temas como recurso para aquisição de material didático esportivo e divulgação e alinhamento das agendas de eventos em 2014 foram pontuados pelos articuladores. “Esse momento foi muito valioso, e o saldo é igualmente positivo pela troca de experiências entre as Direc, levando-se em conta as diversidades que encontramos em todo o Estado”, declarou o articulador do projeto da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro (Direc 31), Moisés Padilha.

Jogos Estudantis – O Jerp fundamenta-se em pressupostos considerados de relevância para a concepção do trato da cultura corporal e do esporte escolar na educação básica, como participação, diversidade, ética, cooperação, regionalismo e emancipação. Na perspectiva de consolidar a identidade dos Jogos ao Sistema Educacional, em consonância com as orientações pedagógicas da Secretaria da Educação, a proposta do Jerp se relaciona com os princípios do programa Todos pela Escola ao valorizar a corporalidade, o lúdico, os esportes e a cultura corporal na formação humana, como constituinte de uma Educação com qualidade.