Encontro discute os desafios da Educação Integral em momentos de pandemia

Com o tema "Educação Integral em tempos de crise - como as redes estão trabalhando para garantir o direito à educação de todos os estudantes", aconteceu, nesta quinta-feira (30), a segunda edição do diálogo on-line do Centro de Referências em Educação Integral. O objetivo foi debater as ações das redes de Educação durante a pandemia, com a participação de Marcius Gomes, coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), e Laura Souza, secretária executiva da Educação do Estado de Alagoas, e com a mediação da consultora, professora e mestra em Educação, Cleuza Repulho.

O coordenador Marcius Gomes falou sobre a iniciativa."Trabalhamos para construir um ambiente de discussões que debatesse os desafios postos pela suspensão das aulas. O importante foi a criação de um documento orientador, com a colaboração dos diversos agentes da Educação, para que mantivéssemos a manutenção da aprendizagem dos estudantes. É interessante dizer que, neste momento, a Educação Integral tem os seus conceitos e princípios ainda mais ressaltados, devido à nossa busca por novas metodologias de ensino", disse.

Marcius também destacou as iniciativas aplicadas pela SEC, durante a pandemia. "Estamos ofertando uma série de atividades com roteiros de estudos e plataformas digitais que mobilizam o estudante, além de contarmos com o engajamento dos gestores e professores nas escolas, que promovem os seus próprios trabalhos. Utilizamos a rádio e a TV pública do Estado com uma programação específica, fazemos parcerias com instituições de ensino e universidades para a preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que conta com o curso preparatório Universidade para Todos (UPT),  além, é claro, do investimento na segurança alimentar e mental do estudante, que está sendo uma prioridade do governo com um investimento de $ 44 milhões", explicou.

A secretária executiva Laura Souza contou como o Estado do Alagoas está enfrentando a suspensão das aulas. "Foi tudo novo para a gente, então tivemos que definir algumas propostas já que, com a paralisação, precisávamos alterar o calendário. Com uma portaria, definimos a criação de diretrizes gerais, dando a escola a autonomia de buscar alternativas dentro de suas realidades. A ideia não é trabalharmos com novos conteúdos, mas desenvolvermos laboratórios de aprendizagens interdisciplinares, abordando temas como Língua Portuguesa, Matemática, Ideias Inovadoras e Comunicação. Por enquanto, estamos tendo um retorno positivo", afirmou.