Encontro reúne comunidade escolar do Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia

Estudantes, pais, mães e cuidadores do Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia (CAEEPB), localizado no bairro de Ondina, em Salvador, estão reunidos, desde a última segunda-feira (12/1), para discutir o Projeto Político-Pedagógico da Instituição. O I Encontro de Alunos, Pais e Cuidadores do Centro acontece até o dia 16 de janeiro com o objetivo de escutar as contribuições da comunidade escolar e vai resultar na organização do trabalho de atenção educacional especializado, direcionado aos 240 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidos pelo Centro.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
A programação do evento inclui a avaliação dos serviços oferecidos e a discussão sobre a estrutura pedagógica e serviços complementares com a Coordenação de Educação Especial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Ministério Público e outras instituições. “O Pestalozzi abre as portas para escutar as vozes das pessoas que vivenciam o autismo. Queremos conhecer seus anseios e trocar saberes. Nosso objetivo é organizar o atendimento educacional especializado e oferecer serviços que sintonizem as demandas da comunidade com a proposta de educação inclusiva da Bahia” disse a diretora do CAEEPB, Maria Angélica Coutinho.

Um dos desdobramentos do Encontro será a construção do Projeto Político- Pedagógico do Centro, a partir do diagnóstico situacional feito pela comunidade escolar. “É muito bom saber que alguém está ouvindo o que a gente tem para dizer, além de saber que temos a atenção da Secretaria da Educação do Estado da Bahia”, declarou a dona de casa Ana Paula Nascimento Santos, sobre o Encontro. Hoje com 14 anos, seu filho é atendido pelo Centro há sete.

Para os pais, outro ponto positivo do Encontro é a aproximação com o Centro e com os outros pais e estudantes. “A iniciativa torna a relação mais pessoal. A gente se encontra, as pessoas percebem como é o nosso dia a dia, além de facilitar a inserção social dos nossos filhos”, acrescentou a tradutora Sigrid Janus. Sua filha é atendida pelo CAEEPB há três anos.

CAEEPB – O Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia disponibiliza atendimento educacional complementar para pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD). “Trabalhamos com estratégias facilitadoras da aprendizagem, com o objetivo de fazer com que o aluno acesse o currículo da escola comum, além de desenvolver habilidades que propiciem o desenvolvimento e as relações dos sujeitos com a sociedade”, explicou a diretora da unidade.