Encontro virtual discute diversidade e educação para as relações étnico raciais

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta quinta-feira (6), a live de abertura da ação pedagógica “Maio da diversidade – orgulho de ser: a garantia dos direitos LGBTQIA+”, que pode ser conferida no endereço https://cutt.ly/zbRwtHI. A ação objetiva promover diálogos e trocas entre a rede estadual da Educação e convidados especialistas para potencializar a implementação do tema integrador “Educação para a diversidade”, do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), na pauta política e pedagógica das unidades escolares. A atividade é promovida em articulação com a Coordenação da Política LGBT (CLGBT) e a Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude (COJUVE), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).
 
O subsecretário da Educação, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância do encontro e dos temas abordados. “Vivemos em um momento de muita dificuldade, mas a nossa capacidade de comunicar sobre o respeito aos direitos de todos os segmentos, que hoje vivem sobre grande ameaça, é muito importante. Precisamos fazer com que este debate se torne contínuo na sala de aula, na igreja, na rua, nos movimentos da sociedade civil organizada e em todos os espaços”, destacou. 
 
Para a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, esta é uma agenda que apresenta um conjunto de ações indutoras de pensar a educação no seu viés transformador e inclusivo. “É justamente através dos instrumentos com base curricular que nós podemos implementar tanto a Lei n° 10.639, quanto a Lei n° 11.645. Mas também a educação para gênero e a orientação sexual, que buscamos com esses debates desnaturalizar as formas de opressão e de violência, pensando políticas e perspectivas inclusivas”, salientou. 
 
Programação – Ao longo deste mês, serão realizados, no canal do YouTube da SEC, novos encontros com diferentes temas. Na próxima quarta-feira (12), às 16h, será realizada uma live com o tema “Educação para relações gênero e sexualidades”; no dia 17, às 16h, o tema será “Direito e visibilidade de jovens LGBT”; e no dia 24, às 16h, os participantes discutirão sobre “Respeito à diversidade religiosa”. A programação se encerra no dia 31, às 19h, com minicurso de formação de professores “Educação para a diversidade”. A inscrição pode ser feita no endereço https://cutt.ly/1bRdDAp.
 
Também participaram do encontro a professora da UNEB, Carla Liane dos Santos, que fez uma exposição sobre “Educação para relações étnico raciais”; o superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Jones Carvalho; e a representante do Coletivo Pretx no Topo, Ingrid David.

Notícias Relacionadas