Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Equipe SOS previne situações de emergência nas escolas
Equipe SOS previne situações de emergência nas escolas
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado disponibiliza uma Equipe SOS para auxiliar os gestores na prevenção de situações de emergência na infraestrutura das escolas que estejam relacionadas a questões físicas, hidráulicas e elétricas. O serviço tem como objetivo acompanhar, fiscalizar e executar o atendimento solicitado em casos de necessidade, contribuindo para o bom funcionamento das unidades escolares da rede e, principalmente, com a segurança de toda a comunidade escolar.
O serviço funciona durante todo o ano, inclusive, nos recessos e férias escolares. No momento, estão sendo atendidas 12 escolas, entre os quais o Colégio Estadual Assis Valente, localizado no município de Teodoro Sampaio. Na unidade, a Equipe SOS – formada por quatro profissionais, entre eletricistas, pedreiros e encanadores – está reconstruindo a cobertura do pátio central da escola com uma tesoura de estrutura metálica (peça principal da estrutura).
“São demandas que requerem uma atenção imediata e o nosso critério é, justamente, atender as unidades de acordo com o grau de urgência de cada situação”, explica a responsável pelo gerenciamento e planejamento do SOS Escola, Paula Reis, da Coordenação Executiva de Infraestrutura da Rede Física, da Secretaria da Educação do Estado.
Contato com a SOS
Através do telefone (71) 3115-9150 ou visita à Coordenação Executiva de Infraestrutura da Rede Física, na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia, o gestor faz a solicitação, que é encaminhada para a Coordenação da Rede Física. A realização do serviço é feita após uma vistoria dos técnicos na unidade escolar. As demandas mais executadas são as referentes a reparos elétricos e hidráulicos e cobertura de telhados.
Através do telefone (71) 3115-9150 ou visita à Coordenação Executiva de Infraestrutura da Rede Física, na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia, o gestor faz a solicitação, que é encaminhada para a Coordenação da Rede Física. A realização do serviço é feita após uma vistoria dos técnicos na unidade escolar. As demandas mais executadas são as referentes a reparos elétricos e hidráulicos e cobertura de telhados.
“É importante que os gestores entendam bem o papel do SOS, que é atender aos casos de emergência, como problemas na estrutura física, coberturas, sistema hidrossanitário e elétrica, entre outros igualmente urgentes, com o objetivo de identificar soluções para os problemas apresentados”, ressalta Paula Reis.
Os recursos para a realização dos serviços executados pela Equipe SOS podem derivar de três situações: de materiais disponíveis no almoxarifado do SOS; da própria escola, através do fundo destinado à manutenção da unidade e, ainda, da Secretaria da Educação do Estado.
No ano de 2016 até março deste ano, já foram atendidas 418 demandas. Os colégios estaduais Thales de Azevedo, em Salvador, e Assis Valente, em Teodoro Sampaio (a 96 km da capital baiana) são algumas unidades que foram beneficiadas recentemente com o serviço. No Colégio Thales de Azevedo foi feito o conserto da bomba hidráulica da escola. Trata-se de um serviço prioritário, pois o dispositivo tem o papel de transformar a energia mecânica proveniente de um motor de acionamento em energia hidráulica. “Sem fornecimento de água na escola, os estudantes ficariam prejudicados, porque a merenda escolar, os banheiros, os bebedouros estariam comprometidos”, ressalta Paula Reis. Além disso, foram solucionados problemas na tubulação do sistema pluvial que apresentava vazamento do pavimento subsolo, foi feita a desobstrução do sistema pluvial e foram recuperados alguns revestimentos.
O Colégio da Polícia Militar (CPM) João Florêncio Gomes, localizado no bairro da Ribeira, em Salvador, também foi atendido pela Equipe SOS. Na cozinha da unidade foi feita uma nova instalação da parte elétrica. “Fizemos uma reestrutução elétrica na cozinha, com execução de uma nova infraestrutura, a exemplo de passagem de novos cabos, montagem do novo quadro, instalação de novas luminárias e novos acabamentos elétricos”, detalha Paula Reis.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo