Escola cria espaço para acolher filhos de alunos e funcionários

Palavras-chave:
Foto: Camila Souza/GOVBA
No Colégio Social de Portão, em Lauro de Freitas, crianças de 2 a 5 anos encontram uma estrutura adaptada e completamente voltada para o desenvolvimento pessoal e social. Em uma espécie de “minicasa”, com brinquedos educativos e cantinhos reservados para o preparo de alimento, leitura e descanso, o Espaço Social Kids acolhe os filhos de alunos e funcionários. Assim, a escola da rede estadual permite a permanência das alunas que engravidam precocemente e dos funcionários, que não teriam com quem deixar os filhos para trabalhar.
 
Mas o espaço não é voltado apenas para brincadeiras. Entre quebra-cabeças, jogos da memória, de associação e atividades estimulantes, os alunos seguem a metodologia Montessori, na qual as crianças podem escolher o que querem fazer e, a partir dessas experiências, são estimuladas a aprender. 
 
Para a pós-graduanda em psicopedagogia e idealizadora do projeto, Josette Tomassin, o local é a realização de um sonho. “O espaço surgiu de uma vontade de fazer um trabalho voltado para a comunidade e onde pudéssemos contribuir para o desenvolvimento da criança. Aqui, elas brincam, o que é muito importante, mas temos atividades voltadas ao crescimento sensorial e atividades de vida prática”, explica Josette.
 
 
Segundo a diretora da escola, Débora Fontes, o projeto surgiu também das demandas das mães da região. “Muitas delas reclamavam que não encontravam vagas em creches, que não tinham com quem deixar seus filhos e isso comprometeria a vida dessas pessoas, pois não conseguiam trabalhar ou estudar. Esse espaço promove, sobretudo, a permanência dessas estudantes na escola e o bem-estar dos nossos funcionários, com a certeza de que os filhos estão bem cuidados aqui”, conta a diretora.
 
Aluna da escola durante a infância e a adolescência, Cíntia Almeida é mãe de Rafaela, de 4 anos. Enquanto ela estuda na faculdade que funciona nas instalações ao lado do colégio e trabalha, a criança fica no Espaço Kids. “Eu confio na escola. Esse ambiente é ótimo e tem uma estrutura excelente. Há muitas coisas para eles fazerem aqui. Os brinquedos são diferentes. Ela já se desenvolveu muito desde que chegou aqui”, afirma.
 
>> Assista ao vídeo:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Secom

Notícias Relacionadas