Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Escola cria espaço para acolher filhos de alunos e funcionários
Escola cria espaço para acolher filhos de alunos e funcionários
Foto: Camila Souza/GOVBA
No Colégio Social de Portão, em Lauro de Freitas, crianças de 2 a 5 anos encontram uma estrutura adaptada e completamente voltada para o desenvolvimento pessoal e social. Em uma espécie de “minicasa”, com brinquedos educativos e cantinhos reservados para o preparo de alimento, leitura e descanso, o Espaço Social Kids acolhe os filhos de alunos e funcionários. Assim, a escola da rede estadual permite a permanência das alunas que engravidam precocemente e dos funcionários, que não teriam com quem deixar os filhos para trabalhar.
Mas o espaço não é voltado apenas para brincadeiras. Entre quebra-cabeças, jogos da memória, de associação e atividades estimulantes, os alunos seguem a metodologia Montessori, na qual as crianças podem escolher o que querem fazer e, a partir dessas experiências, são estimuladas a aprender.
Para a pós-graduanda em psicopedagogia e idealizadora do projeto, Josette Tomassin, o local é a realização de um sonho. “O espaço surgiu de uma vontade de fazer um trabalho voltado para a comunidade e onde pudéssemos contribuir para o desenvolvimento da criança. Aqui, elas brincam, o que é muito importante, mas temos atividades voltadas ao crescimento sensorial e atividades de vida prática”, explica Josette.
Aluna da escola durante a infância e a adolescência, Cíntia Almeida é mãe de Rafaela, de 4 anos. Enquanto ela estuda na faculdade que funciona nas instalações ao lado do colégio e trabalha, a criança fica no Espaço Kids. “Eu confio na escola. Esse ambiente é ótimo e tem uma estrutura excelente. Há muitas coisas para eles fazerem aqui. Os brinquedos são diferentes. Ela já se desenvolveu muito desde que chegou aqui”, afirma.
>> Assista ao vídeo:
Fonte: Secom
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo