Escola Cultural de Itabuna promove conversa sobre a arte da dramaturgia

Foto: divulgação

O Colégio Modelo de Itabuna, a primeira Escola Cultural do Estado, está desenvolvendo uma série de atividades no âmbito do projeto lançado pela Secretaria da Educação do Estado para promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. Nesta semana, a Escola Cultural está realizando uma oficina de dança, com  atividades diversificadas e abertas à comunidade do entorno. Um dos destaques foi a Conversa Cultural com o ator e dramaturgo Romualdo Lisboa, na noite desta quinta-feira (18).

A atividade reuniu alunos, professores e membros da comunidade para falar sobre a arte da dramaturgia. Romualdo Lisboa, que dirige o Teatro Popular de Ilhéus, dialogou, ainda, sobre mecanismos para a gestão de projetos culturais e a importância da arte na valorização da cidadania. A diretora do Colégio Modelo, Ednailza Miranda, destacou que a presença de representantes de diversas manifestações culturais cria e amplia os horizontes dos estudantes para além da atividade acadêmica, permitindo uma visão mais abrangente do papel que representam na sociedade.

Neste sábado, o Colégio Modelo promove a sua gincana cultural, com apresentações de dança pelos alunos e grupos da comunidade. A ação encerra a Oficina de Dança, primeira atividade do projeto Escolas Culturais na unidade de ensino.

Escolas Culturais
Além de promover o protagonismo estudantil, o projeto Escolas Culturais também visa contribuir para o reconhecimento e a requalificação da escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. O projeto  é executado em parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e as Secretarias de Cultura (Secult) e da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

As atividades envolvem as áreas de  dança, música, audiovisual e literatura. Além de Itabuna, que é a  cidade pioneira, outras  85 unidades escolares da rede estadual, em 85 municípios,  serão atendidas, com  ações de requalificação e aquisição de novos equipamentos  para projeção de audiovisual,  apresentações artísticas e internet banda larga para o desenvolvimento de programas de rádio  e ações de estímulo ao  empreendedorismo.