Escola da rede estadual de Caetité promove Semana em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Com a proposta de fortalecer o trabalho de inclusão educacional, o Centro Estadual de Educação Especial de Caetité Professora Ielita Neves Cotrim Silva promove, de segunda (15/9) a sexta-feira (19/9), a 5ª Semana em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o tema Educação Especial: concepções e práticas pedagógicas, o evento tem o objetivo de fomentar o conhecimento sobre educação especial e inclusiva e a diversidade na prática pedagógica, proporcionando momentos de reflexão e estudo e despertando na comunidade o respeito e a valorização da pessoa com deficiência.

“Entendemos a inclusão como um desafio que implica a formação continuada. Queremos estimular a produção científica e divulgar o conhecimento na área de educação especial”, ressaltou a diretora Telma Bonfim. O evento, completa a gestora, busca atender à demanda por novas práticas da política educacional inclusiva, implantadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia nos últimos cinco anos.

Durante a semana, serão realizadas atividades como audiência pública (na Câmara Municipal de Caetité), palestras, minicursos e atividades culturais. No dia 19/9, às 8h, acontece a Caminhada pela Inclusão, com saída da Praça da Catedral até ao Parque das Árvores, onde irão acontecer apresentações culturais.

Desde que foi criado, em 2009, o Centro vem realizando a Semana em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência com a participação de seus 110 alunos, pais, professores e comunidade em geral.