Escola estadual utiliza tecnologia pioneira de captação de chuva

O município de Capela do Alto Alegre, a 235 km de Salvador, recebeu a visita do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, nesta sexta-feira, 25. Na ocasião, foi inaugurado o Colégio Estadual Professora Zenilda Fernandes, cujo nome homenageia uma educadora local.

Veja mais fotos em www.flickr.com/todospelaescola

A unidade demandou investimento de R$ 1,5 milhão e conta com oito salas amplas, sala de informática equipada, biblioteca repleta de títulos didáticos e quadra poliesportiva. A inovação fica por conta do sistema de captação de água pluvial automático. “É a primeira de muitas escolas públicas da rede estadual a utilizar este sistema, que tem capacidade de armazenar 40 mil litros de água das chuvas, mostrando uma alternativa eficaz e sustentável para a manutenção hídrica da unidade”, afirmou o secretário.

O colégio tem capacidade para 960 alunos do ensino médio, com estrutura de qualidade para que jovens do interior e da zona rural tenham capacidade de ingressar na universidade. Hoje, são 536 alunos matriculados. Entre eles, Angélica Silva, de 18 anos, que está cursando o terceiro ano. “Agora temos uma escola adequada para aprender. Me sinto motivada a estudar. O colégio está lindo”, comentou.

De acordo com a diretora da unidade, Jucelma Souza, o colégio é o único a oferecer o ensino médio, por isso, abriga muitos alunos das localidades rurais. “As novas estruturas permitem um ensino mais qualificado. Vamos capacitar, inclusive, nossa equipe de professores, sem os quais o ensino de nada vale. Só temos de agradecer ao Governo da Bahia”, disse emocionada.

Durante seu discurso, o governador ressaltou que a educação é uma das prioridades centrais do Estado. “Prova disso é o nosso programa de alfabetização de adultos, o maior do país, Todos pela Alfabetização. Através dele, um milhão de pessoas aprenderam a ler e a escrever. Vamos continuar investindo na reforma e construção de escolas e, sobretudo, na capacitação de professores”.

ESTRADA RECUPERADA – Além da inauguração da unidade escolar, o governador lançou a recuperação da BA-791, no trecho que vai do município de Quixabeira, a 300 km da capital, até a BR-324. A melhoria vai otimizar o escoamento de produtos no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, dinamizando a economia regional.