Escola Estadual Vestina Pereira da Silva desenvolve projeto sobre gênero

Estudantes e professores da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Vestina Pereira da Silva, situada no município baiano de Nova Soure (193 km de Salvador), darão continuidade, no ano letivo 2015, ao projeto A Questão de Gênero na Escola: os diferentes papéis sociais e comportamentais relacionados aos homens e às mulheres. A atividade multidisciplinar, iniciada em 2014, tem como objetivo discutir a diversidade no âmbito da educação formal.

“Temos a oportunidade de trazer para o currículo uma temática importante para a vida dos estudantes que residem no interior do semiárido, onde os papeis de homens e mulheres muitas vezes são marcados por concepções sociais arraigadas”, destaca a professora Robélia Aragão da Costa, coordenadora pedagógica e idealizadora do projeto.

Para enriquecer o projeto e fomentar a discussão, explica Robélia, a iniciativa foi dividida em etapas. Primeiramente, aconteceu a apresentação e a discussão do tema. Depois, os participantes se debruçaram nos estudos sobre a temática, obtendo informações e conhecimentos por meio de pesquisas em sala de aula, no laboratório de informática e em campo. ”Utilizamos sequências didáticas que contemplavam a exibição de vídeos curtos, músicas, além do conhecimento da Lei Maria da Penha e dos planos nacionais e estaduais que tratam dos direitos das mulheres”, disse.

A coordenadora ressalta que durante a realização do projeto são constatadas várias especificidades. “Algumas senhoras estão tendo a oportunidade de estudar pela primeira vez, já que, na infância e juventude, seus pais não permitiram, considerando que os estudos não eram ‘coisa’ para mulher”, disse.