Escola Parque celebra Dia da África, durante seminário

O sábado letivo (23/05) foi especial para professores e funcionários do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque. Eles participaram de mais uma edição do Seminário Celebração ao Dia da África, realizado na unidade desde 2008. A atividade faz parte do programa de formação continuada de docentes e demais servidores e, este ano, teve como tema ‘Nos caminhos da resistência: africanamente e África na mente’, que foi abordado por nomes como o escritor e historiador Jaime Sodré e o médico Osvalrízio do Espírito Santos, presidente da Sociedade Protetora dos Desvalidos.

“Celebrar a África é repensar atitudes de resistência, é pensar africanamente. É ressignificar o ensino da história e da cultura deste continente, valorizando o ser humano e suas diferentes culturas, crenças e ideologias”, ressalta a professora Darci Xavier, articuladora de História da Escola Parque. Ela destaca, ainda, que a educação, ao ser entendida como direito humano fundamental, necessita promover a valorização e o reconhecimento da diversidade étnico-racial dos sujeitos.

Responsável pela coordenação do seminário, a professora Marilene Marques destaca que a ação, neste ano, propôs um diálogo entre educadores e comunidade escolar sobre os caminhos da resistência do povo africano. “Estamos lançando uma inquietação: Qual é a sua África?, como forma de despertar nas pessoas para as especificidades e valores culturais e históricos que compõem o continente africano”.

Conforme a professora Darci, tais conteúdos já são trabalhados no âmbito do currículo escolar, na Escola Parque, mesmo antes da implementação da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, com o objetivo de promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade e está comprometida com as origens do povo brasileiro.