Escola Parque comemora 63 anos com a comunidade

A quinta-feira (19/09) foi de comemoração para estudantes, professores e gestores do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa d’Água, em Salvador. A palestra Contribuições de Anísio Teixeira para a Arte Moderna na Bahia, ministrada pela professora do curso de Comunicação Social da Universidade Católica do Salvador, Juciara Nogueira, marcou o início das comemorações pelos 63 anos da unidade, que, oficialmente, acontece neste sábado (21/09). No rol do teatro da instituição, uma exposição de telas, produzidas pelos estudantes, também integra os festejos.
 

Comemoração dos 63 anos da Escola Parque

“Os 63 anos da Escola Parque vêm para validar o compromisso dessa unidade com a comunidade, mostrando que uma escola de qualidade necessita trabalhar em parceria com todos que estão no seu entorno. Temos equipes gestoras movimentando a educação e trabalhando para que tenhamos o sucesso desejado”, disse o diretor Gedean Ribeiro.

Na sexta-feira (20/09), a comemoração continua com a apresentação artística Roda Gira Arte. O espetáculo, que se expande para todas as escolas que compõem o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, é uma produção do Núcleo de Pluralidade Artística da Escola Parque e visa apresentar vários aspectos da cultura brasileira. “Estamos trabalhando a cultura brasileira muito por conta dos eventos internacionais que serão realizados no Brasil. Queremos debater a visão que o estrangeiro tem do nosso País e mostrar o que temos de forte, que é a nossa cultura. Com isso, também resgatamos a nossa autoestima", disse Silvana Pereira, coordenadora do Núcleo.

Comemoração coletiva – Comemorando entre as colegas, a professora de língua portuguesa Railza de Lima Fernandes, há três anos atuando na Escola Parque, considera que comemorar 63 anos da unidade significa a concretização de um sonho do exercício pleno da docência. “O professor, aqui, tem uma oportunidade cotidiana de vivenciar a sua prática com dignidade e com prazer ao ver, por exemplo, um retorno imediato de um trabalho que se realiza, no qual a aprendizagem é permeada pelo lúdico”.

A coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais, Valdenice Santos, há 15 anos na Escola Parque, onde já ocupou o cargo de vice-diretora e coordenadora geral da unidade, parabenizou a instituição. “O Governo do Estado revitalizou a nossa escola, que voltou a ser o que era: uma instituição preocupada com a qualidade de ensino, que faz um importante trabalho de acolhimento da comunidade, das famílias, incluindo as atividades com os idosos”.

Aluna da turma de ginástica da melhor idade, do Núcleo de Projetos Especiais, Julieta Marques da Silva, 79 anos, é a prova desse resultado pedagógico. “Estou no grupo desde 2007 e, desde então, minha vida mudou completamente. Sinto que minha saúde teve uma melhora grande e meu astral também. Tinha hipertensão e artrose. Acabou tudo. Só posso dizer que desejo vida longa para essa escola maravilhosa”, contou, sorridente.

 

 

O professor, aqui, tem uma oportunidade cotidiana de vivenciar a sua prática com dignidade e com prazer ao ver, por exemplo, um retorno imediato de um trabalho que se realiza, no qual a aprendizagem é permeada pelo lúdico - Railza de Lima Fernandes - Professora



Júlia de Oliveira, 88 anos, também afirmou ter tido a vida transformada desde que entrou para o grupo de ginástica, há seis anos. “”Estou muito feliz de estar aqui. Quando eu ficava em casa, sem me exercitar, minhas pernas viviam duras, os joelhos nem mexiam mais. Hoje, já ando e me sento com mais facilidade”, alegra-se.

Escola Parque – A unidade se constitui como um centro educacional que atua em paralelo com outras oito escolas da região, na perspectiva da educação integral, com idealização do educador Anísio Teixeira. Com 3.300 estudantes, a escola se destaca por ter sido a primeira unidade de ensino em tempo integral do país e pelo seu envolvimento com a comunidade.

Em um período, os alunos têm todas as disciplinas do núcleo comum, como matemática, português, geografia, e, no outro turno, têm acesso a outras atividades, oferecidas pelos núcleos de informação, comunicação e conhecimento, de pluralidade esportiva, de artes visuais, de jardinagem, de alimentação e de projetos especiais.

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