Escola Parque completa 63 anos com programação que valoriza cultura brasileira

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa d’Água, em Salvador, completa 63 anos no sábado (21/09), mas a comemoração acontece na quinta (19/09) e sexta-feira (20/09), na unidade de ensino. A programação do aniversário inclui palestra, apresentação artística e exposição de telas produzidas pelos estudantes. Com 3.300 estudantes, a escola se destaca por ter sido a primeira unidade de ensino em tempo integral do país e pelo seu envolvimento com a comunidade.

Na quinta (19/09), o evento acontece a partir das 8h30. No teatro da Escola Parque, o público vai assistir à palestra “Contribuições de Anísio Teixeira para a Arte Moderna na Bahia”, ministrada pela professora do curso de Comunicação Social da Universidade Católica do Salvador, Juciara Nogueira. Além disso, os presentes vão conferir exposição das telas produzidas pelos estudantes da escola. Já na sexta-feira (20/09),

A comemoração continua com a apresentação artística “Roda Gira Arte”, e o evento se expande para todas as escolas que compõem o Centro.

O espetáculo artístico Roda Gira Arte é uma produção do Núcleo de Pluralidade Artística da Escola Parque e visa apresentar vários aspectos da cultura brasileira, como o bumba meu boi, o frevo, o carnaval da Bahia e o samba. “Decidimos trabalhar a cultura brasileira muito por conta dos eventos internacionais que serão realizados no Brasil. Queremos debater a visão que o estrangeiro tem do nosso País e mostrar o que temos de forte, a nossa cultura. Com isso, também resgatamos a nossa autoestima e apresentamos estes conteúdos para os estudantes menores, que ainda não conhecem as temáticas completamente", disse Silvana Pereira, coordenadora do Núcleo de Pluralidade Artística.

Escola Parque – A unidade se constitui como um centro educacional que atua em paralelo com outras oito escolas da região, na perspectiva da educação integral, com idealização do educador Anísio Teixeira. Em um período, o estudante tem todas as disciplinas do núcleo comum, como matemática, português, geografia, e, no outro turno, tem acesso a outras atividades, oferecidas pelos núcleos de informação, comunicação e conhecimento, de pluralidade esportiva, e artes visuais, de jardinagem, de alimentação e de projetos especiais.