Escola Parque encerra ano letivo com apresentações artísticas sobre o Tropicalismo

Com muita dança, teatro, música e diversas expressões artísticas, os estudantes dos cursos e oficinas do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, no bairro de Caixa D´Água, em Salvador, encerraram o ano letivo com o musical “Tutti Frutti”, nesta terça-feira (12). O evento foi uma homenagem ao movimento “Tropicalista”, que completou 50 anos em 2017, relembrando as canções e o momento histórico do Brasil.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
O teatro da Escola Parque ficou lotado de estudantes, professores, gestores e familiares. Na abertura foi realizada uma homenagem aos professores por meio da figura da professora Candolina Rosa de Carvalho Cerqueira, educadora baiana, que dá nome à Escola Classe VIII.

O diretor Gedean Ribeiro falou sobre a escolha do tema para o encerramento do ano letivo. “O Tropicalismo tem tudo a ver com o momento atual, pois vivemos um ano atípico em que a educação teve papel fundamental na busca por inovação e debates que trazem à luz as mais diversas discussões na sociedade. E o movimento, assim como a concepção de Anísio Teixeira, nos dá a possibilidade de desenvolvermos um senso crítico e educacional que saia do senso comum e traga alternativas de aprendizado para a nossa sociedade”, destacou.

A estudante Adriele Oliveira, 12 anos, que participa do canto há três anos, destacou a importância da unidade na sua formação. “Sou moradora da comunidade e pela oportunidade de participar das oficinas estou aprendendo muito o lado musical. Participei da apresentação da música Panis et circenses, dos Mutantes, e foram divertidos todos os aspectos dos ensaios ao show”, disse.

Também muito motivado estava o professor de dança e ex-aluno, Gabriel Vilas Boas. Cursando Educação Física, voltou à Escola Parque para ensinar ginástica rítmica. “É um prazer estar de volta a esta casa onde aprendi muito e agora posso passar meu conhecimento. Eu e mais alguns professores apresentamos uma coreografia em homenagem à professora Candolina e a todos os educadores”, exaltou.

Oficialmente, as aulas na rede estadual de ensino terminam nesta quarta-feira (13). Nesta quinta-feira (14) serão realizadas as reuniões dos conselhos de classe. O período de recuperação será de 15 a 20 de dezembro.