Escola Parque fundada por Anísio Teixeira completa 71 anos

Com muita música, animação e apresentações de dança, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, celebrou, nesta terça-feira (21), 71 anos de fundação, com uma live transmitida pelo canal do Instagram da Escola (@escolaparque.oficial). A unidade escolar, inaugurada  em 1950 e idealizada pelo patrono da Educação da Bahia, o educador Anísio Teixeira (1900-1971), foi a primeira a oferecer a proposta da Educação Integral no Brasil.

A Escola Parque se constitui em um centro educacional atuando em paralelo com outras sete escolas da região, na perspectiva da Educação Integral, como idealizou Anísio Teixeira. Em um turno, os estudantes têm todas as disciplinas do núcleo comum, como Matemática, Português e Geografia, e, no outro período, eles têm acesso a outras atividades, oferecidas pelos núcleos de Informação, Comunicação e Conhecimento; de Pluralidade Esportiva; de Artes Visuais; de Pluralidade Artística, de Jardinagem; de Horta Comunitária; e de Alimentação. Além do ensino regular, a Escola Parque oferta oficinas de artes visuais e música e possui uma biblioteca de rico acervo.

Durante a live, o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, falou sobre a data comemorativa e ressaltou o legado de Anísio Teixeira. "Celebrar os 71 anos da Escola Parque é falar de Anísio Teixeira na sua contemporaneidade. Na live, tivemos a participação de professores com apresentações de música, poesia e dança e fizemos uma exposição sobre as mulheres da Liberdade, trazendo, desta forma, a Escola Parque para um novo contexto digital e olhar inovador para o processo de ensino e de aprendizagem, através do uso da arte com as ferramentas tecnológicas", salientou.

O professor de Língua Portuguesa da Escola Parque, Tyrone Santiago, falou da satisfação em fazer parte da unidade escolar. "A Escola Parque é um lugar do sonho anisiano, de uma Educação Integral para todos,  mas, principalmente, para os mais humildes. Assim, como professor, ser parte do sonho de Anísio Teixeira já é uma realização de vida. Para muitos alunos,  independentemente da idade, a sensação é a mesma: a Escola Parque é um local em que a Educação transforma-se em mágica e a mágica transforma-se em Educação", afirmou.