Escola Parque ganha Memorial Anísio Teixeira

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque ganha, nesta quinta-feira (4/10), um espaço especial construído a partir do projeto Memória da Escola da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Trata-se do Memorial Anísio Teixeira, com documentos, fotos, recortes de jornais, livros e registros contando a história da unidade escolar, que está completando 62 anos. A inauguração acontece às 9h, na Escola Parque, na Caixa D´Água, com as presenças dos secretários estaduais Osvaldo Barreto (Educação) e Albino Rubim (Cultura).

A solenidade, também, vai marcar a parceria das secretarias estaduais da Educação e de Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) para a restauração do conjunto de nove painéis, criações de artistas conceituados, como Carybé, Mario Cravo, Jenner Augusto, Maria Célia Amado e Carlos Bastos. O trabalho, além de recuperar as obras, prevê, ainda, elaboração de uma cartilha em quadrinhos e visitas guiadas durante as intervenções de restauro, em um investimento total superior a R$ 1,2 mi.

“Depois de fazer a reforma do prédio da Escola Parque, o Governo da Bahia agora investe na restauração das obras de arte que compõem o projeto de educação integral, idealizado pelo educador baiano Anísio Teixeira”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, ressaltando que o projeto de recuperar e preservar a arte, a cultura e a memória das escolas da rede estadual vem contribuir para contar a história da educação da Bahia.

O secretário de Cultura, Albino Rubim, ressalta a importância das obras . “O Conjunto da Escola Parque, com projeto arquitetônico do baiano Diógenes Rebouças, é um dos mais significativos exemplos da relação entre paisagem, arquitetura e pintura modernistas na Bahia”, explica. O termo de cooperação entre as secretarias da Educação e Secult/Ipac incluirá, ainda, ações de Educação Patrimonial para conter possíveis vandalismos com obras de arte em locais públicos, com produção de cartilha, videodocumentário, palestras e visitas guiadas. O Conjunto é tombado como Monumento Cultural da Bahia via decreto nº 28.198 desde 1981.

Para manter a originalidade e historicidade das obras, o Ipac utilizará equipe multidisciplinar composta por restauradores, marceneiros, fotógrafos, museólogos, historiadores e artistas plásticos. Serão realizados serviços de recuperação estética com remoção de sujidades, consolidação de bases e camadas pictóricas, nivelamento de lacunas, reintegração cromática, imunização, reforço estrutural, substituição de áreas danificadas dos suportes em madeira e aplicação de camada protetora. A restauração do Ipac se baseia em critérios nacionais e internacionais.

Memorial – O Memorial Anísio Teixeira, que estará aberto à visitação a partir desta quinta-feira (04/10), é o primeiro da série Memória da Escola, voltada para o resgate de informações importantes sobre as unidades da rede estadual. “O memorial fica próximo à nossa biblioteca e vai trazer um resgate da história da instituição, também com informações importantes sobre o seu fundador, Anísio Teixeira. Este arquivo é um arquivo vivo, que não pode jamais ser esquecido”, disse Gedean Ribeiro, diretor da Escola Parque.

Memória na Escola - Para a superintendente da Educação Básica da rede estadual, Amélia Maraux, o projeto Memória da Escola visa, também, despertar interesse para a história da escola pública na Bahia. “A iniciativa é de grande importância para resguardar a memória da Educação na Bahia, desde o século XIX, de instituições como a Escola Parque e, posteriormente, de unidades como Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia) e do Colégio Estadual da Bahia (Central). Com isso, pretendemos, também, estimular a pesquisa junto às universidades”, considera.

A Escola Parque foi idealizada por Anísio, que, no final da década de 1940, colocou em prática parte de sua concepção para educação pública. Anísio propôs tempo integral na escola, com variadas atividades e, em 1950, inaugurou o Centro Popular, depois Centro Educacional Carneiro Ribeiro e atual Escola Parque. .

Obras de arte a serem restauradas

1. “O Ofício do Homem” – Artista: Maria Célia Amado (1921-1988)

Dimensões: 2,79m X 10,20m x 0,006m
Técnica: óleo sobre madeira