Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Escola Parque ganha projeto de visitação guiada
Ícone da educação no Brasil, por ser uma das iniciativas mais inovadoras da América Latina quando foi criada na década de 1950, a Escola Parque, em Salvador, nomeada de Complexo Educacional Carneiro Ribeiro, administrado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), ganhará até setembro (2013) um projeto de visitação dirigida gratuita.
Com isso, professores, estudantes, pesquisadores e demais visitantes agendarão visitas para conhecer in loco a arquitetura, a história e as obras de arte que compõem o complexo idealizado pelo educador baiano, consultor da UNESCO e um dos fundadores da Universidade de Brasília, Anísio Teixeira (1900-1971). A unidade de ensino é considerada modelo de modernização e de educação integrada com foco nas matérias fundamentais, no acesso às artes, na sustentabilidade e na integração com a natureza.
Para entender melhor o conceito de visitas guiadas, professores da Escola Parque participaram nesta semana do projeto `Visitas Guiadas ao Palácio Rio Branco´, oferecido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), em parceria com a Fundação Pedro Calmon, ambas, instituições da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA). A iniciativa faz parte do projeto de educação patrimonial do IPAC e conta com a parceria da SEC, graças a um convênio que prevê ações transversais entre as duas secretarias.
Patrimônio Cultural – Além de ter painéis e murais de grandes artistas do modernismo brasileiro nas artes plásticas, a Escola Parque teve suas edificações especialmente projetadas pelo renomado arquiteto e urbanista baiano Diógenes Rebouças. Foi ele que projetou a Avenida Contorno, o Hotel da Bahia, o antigo estádio da Fonte Nova (e dezenas de outras edificações em Salvador) e planos urbanísticos de avenidas nos vales da cidade. O complexo de prédios da Escola Parque é tombado, via IPAC, como Patrimônio Cultural da Bahia desde 1981.
Durante a visita ao Rio Branco, mediada pelo museólogo e coordenador do Memorial dos Governadores, Eduardo Fróes, os professores conheceram os ambientes do palácio, com informações sobre arquitetura, estilos e história. “Contextualizamos a edificação com o processo de fundação da cidade, a chegada de Tomé de Souza, passando por vários acontecimentos políticos relevantes”, afirma Fróes.
Professores que já conheciam o Rio Branco experimentaram novo exercício didático, com novos conceitos e informações. “Tive explicações específicas, às quais não tinha acesso antes. Assim, pudemos ter ideia de como o projeto visitas guiadas será na Escola Parque”, diz a professora Maria Augusta Silva.
Restaurações – O projeto teve início em 2010, a partir de solicitação do governador Jaques Wagner durante vistorias técnicas a obras de restauração que o IPAC fazia no Centro Antigo de Salvador. “Criamos o ‘Projeto Visitas Guiadas’, por solicitação do governador para que estudantes, professores, pesquisadores e visitantes em geral, mesmo durante as obras e depois de inauguradas tivessem acesso direto à riqueza que envolve intervenções em edificações de 200, 300 e até 400 anos”, explica a chefe da Assessoria Técnica do IPAC, Margarete Abud, que então respondia pela ação.
Arquitetos especializados do IPAC serviram de guias às restaurações das igrejas do Boqueirão, Pilar e Rosário dos Pretos, à Casa das Sete Mortes, e ao Palácio Rio Branco, hoje, obras já finalizadas. Atualmente, o projeto está concentrado no Rio Branco, que foi a primeira casa governamental do Brasil. Para guiar as visitas neste local, foram treinados dois mediadores que atendem os turnos matutino e vespertino.
Qualquer grupo interessado pode marcar visitas ao Rio Branco. O mínimo são de 10 e o máximo de 30 pessoas. A agenda funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. A visita é gratuita e inclui todos os espaços do palácio. O agendamento pode ser feito no próprio local, pelo telefone (71) 3116-6928 ou ainda pelo e-mail: museologia.fpc@gmail.com.
Fonte: Ipac - http://www.ipac.ba.gov.br
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)