Escola Parque promove Dia D da Saúde e Cidadania beneficiando estudantes e comunidade

Foto: acervo pessoal

A população do bairro de Caixa D´Água, em Salvador, teve a oportunidade, nesta terça-feira (06/10), de participar de uma série de atividades no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque. Com o ‘Dia D da Saúde e Cidadania’, foram disponibilizados serviços de aferição de pressão, vacinação, glicemia capilar, orientações de postura, higiene bucal, avaliação nutricional, jogos, danças, além de apresentações de projetos experimentais de estudantes da rede estadual. A ação faz parte do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação que propõe a integração escola-família e escola-comunidade, além de parcerias com diferentes setores e organizações sociais.

Apresentando um trabalho para produção de repelente caseiro, a estudante Iasmin Ramos, 17, do Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva - Classe V, fala sobre a participação no Dia D da Saúde. “Estamos ensinando a todos os interessados como fazer o repelente caseiro para afastar mosquitos. Principalmente nesta época que temos muitos casos de dengue, zika e chikungunya.”

"Fiz alguns exames e fico feliz porque estou ótimo”, estudante Ademil Pereira Alves

O estudante Ademil Pereira Alves, 69 anos e morador do bairro, teve boas notícias durante a atividade. “Participo de diversas atividades aqui na Escola Parque, como preparação para o Enem, redação e dança. Agora estou tendo a oportunidade de cuidar da minha saúde. Fiz alguns exames e fico feliz porque estou ótimo.”

Fotos: acervo pessoal

Segundo o diretor da Escola Parque, Gedean Nascimento, mais de 2 mil pessoas são beneficiadas com os serviços prestados gratuitamente por parceiros da escola, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado a Bahia (Uneb), Univesidade Católica (UCSal), Universo e Hospital Ana Nery. “As universidades enviam seus estudantes para disponibilizar diversas atividades. Também aproveitamos para envolver escolas da região com a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos,” afirma.

Com participação no projeto de Saúde na Escola, a dentista Dilma Teixeira, fala sobre a importância da realização do projeto. “Buscamos atender estudantes e comunidade conhecendo sua realidade e observando as especificidades dos pacientes. Temos desde jovens até grupos de idosos, e também a contribuição dos professores que sensibilizam os alunos a trazerem suas famílias.”