Escola Parque promove seminário que trata do racismo no futebol

Com o tema Juventude Consciente: por uma copa sem racismo, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, realiza seminário nesta sábado (24/5), das 8 às 11h30, no auditório da unidade de ensino. O evento, uma homenagem ao Dia da África, celebrado em 25 de maio, já faz parte do calendário de atividades da escola e vai discutir questões relacionadas ao preconceito racial na sociedade contemporânea e conteúdos complementares à Lei nº 10.639/03, que inclui o estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas.

“O seminário não é uma ação que acontece sozinha. Ele potencializa um conjunto de atividades que já é realizado nas unidades escolares que compõem o complexo Escola Parque, e tem como foco, também, discutir esse movimento de racismo que vem tomando grande visibilidade, especialmente no futebol”, declarou a coordenadora do Núcleo de Articuladores de Área da Escola Parque, Marilene Marques Borges.

De acordo com o diretor da escola, Gedean Ribeiro do Nascimento, a aplicação da lei contribui, também, para o fortalecimento da identidade dos estudantes afrodescendentes. “Ajuda a elevar a autoestima desses alunos, que estão em uma área de Salvador onde a cultura afro-brasileira é ainda mais forte”, ressaltou o diretor, referindo-se ao bairro da Liberdade e o seu entorno.

O evento é aberto a toda a comunidade, professores, estudantes e universitários. A programação inclui uma discussão sobre o racismo e suas consequências psicológicas, um desfile com o tema Axé da Cor e conta com a participação da desembargadora Luislinda Valois e dos professores Altair Paim e Cláudio Rebello.

Legislação – A Lei nº 10.639/03 foi implantada no sentido de garantir o reconhecimento e a igualdade de valorização das raízes africanas no Brasil. Na Bahia, a educação para as relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas da rede pública estadual tem interface direta com todos os níveis e modalidades de ensino, na perspectiva de veicular e produzir conhecimentos, atitudes, posturas e valores que promovam a equidade étnico-racial.

Dia da África – Instituído pela Organização das Nações Unidas, o Dia da África é celebrado oficialmente no dia 25 de maio. A data marca a luta de chefes de Estado africanos, em 25 de maio de 1963, para enfrentar a subordinação que o continente vinha sofrendo, há tempos, com a apropriação forçada das suas riquezas humanas e naturais.