Escola Parque realiza seminário para celebrar o Dia da África

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque -, localizado no bairro da Caixa D’Água, realiza, nesta quarta-feira (18/05), o Seminário em celebração ao Dia da África (25 de maio). Com o tema “Estética africana: Leituras e possibilidades”, o seminário propõe dialogar com a comunidade escolar sobre a multiplicidade da estética africana, buscando a valorização enquanto afirmação de identidade étnico-racial. O evento será no auditório da Escola Parque, das 8h30 às 12h.

“Há 10 anos realizamos este seminário em cumprimento a lei 10639/03, que enfatiza a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro brasileira nas escolas. A cada ano trabalhamos um tema diferente, e neste ano queremos valorizar a estética africana e desconstruir os estereótipos relacionados à feição dos africanos e afro-brasileiros”, disse a coordenadora de Articulação da Área da Escola Parque, Marilene Marques.

O seminário será conduzido pelo Prof. Luiz Cláudio Rebello, doutorando em pesquisas ligadas à estética africana, pela designer de moda, Madalena Cardoso, e pela gerente do Projeto Axé, Luciana Xavier dos Santos.

Sobre o Dia da África - No dia 25 de maio se comemora o Dia da África, por ser a data em que 32 chefes de estado africanos se reuniram na Etiópia, em 1963, e criaram a Organização de Unidade Africana (OUA), com objetivo de libertar o continente africano do colonialismo e do apartheid, e ainda promover a emancipação do povo africano.