Escolas apresentam experiências de destaque na gestão durante seminário promovido pela SEC

Com o objetivo de destacar as experiências das escolas estaduais de referência dos 27 Territórios de Identidade na gestão escolar, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta terça-feira (8), um seminário de integração no canal do YouTube (EducacaoBahia1), através do endereço: https://bityli.com/QqWvx. No evento on-line, foram apresentadas todas as unidades escolares contempladas com o “Destaque Anísio Teixeira em Gestão Escolar", que é um desdobramento do Prêmio Gestão Escolar (PGE), promovido pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED).

O prêmio “Destaque Anísio Teixeira em Gestão Escolar" visa reconhecer e valorizar as lideranças e soluções coletivas que se destacaram em tempos de crise, mantendo a comunidade ativa no processo de continuidade da aprendizagem dos estudantes. Entre os destaques estão escolas indígenas, do campo e quilombolas. A relação das escolas contempladas pode ser conferida no link: https://bit.ly/3lNQ62A.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância do prêmio. "O que nós vimos hoje de relatos das escolas escolhidas como referência são trabalhos magníficos, que mostram que as comunidades escolares estão ativas e querem fazer o melhor para as suas comunidades e municípios. Além da certificação, estes relatos de experiências estarão disponíveis em um e-Book para a disseminação, em toda a Bahia, para que as pessoas possam ver, refletir e aprender".

O vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNIDIME) Bahia, Raimundo Pereira, referenciou o educador Anísio Teixeira ao destacar o prêmio. "Falar desse prêmio onde a gente consegue destacar as jóias  raras, que são as nossas escolas públicas, não poderia deixar de citar Anísio Teixeira. Em uma de suas construções, ele disse o seguinte: 'só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública'. E a prova viva está aí".

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), Paulo Gabriel Nacif, o prêmio visa valorizar as redes municipais e estadual de ensino. "Eu não tenho dúvidas que a rede de educação púbica da Bahia deu uma lição ao Brasil sobre a necessidade da gente voltar a interagir com as nossas famílias. A gente teve o deslocamento do eixo ensino-aprendizado, que sempre foi muito centrado na escola e que agora teve que, efetivamente, se deslocar para a família e isso é muito bom, pois a relação escola e família precisa ser valorizada".

A gestora Ana Rocha Lima, do Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, localizado em Santa Maria da Vitória, que é a escola referência do Território de Identidade Bacia do Rio Corrente, falou qual tem sido o diferencial da escola neste momento de pandemia. "O principal objetivo foi manter o vínculo, a escola continuar presente na vida dos educandos. Para isso a gestão usou da inovação, persistência se reinventando e ressignificando a busca pelo conhecimento, a fim de se manter presente na formação integral dos nossos estudantes".

Já a gestora Verônica Santos, do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha, localizado em Santa Cruz Cabrália, que é referência no Território de Identidade Costa do Descobrimento, falou do significado do prêmio para a comunidade. "Esse prêmio tem a simbologia não somente educacional, mas de resistência e persistência desse povo de conviver, de estar nessa terra, pois nós somos povos originários. Nesse momento tão difícil em que estamos vivendo no mundo e no nosso país, termos a educação Indígena como escola referência do nosso território fortalece ainda mais as nossas concepções da educação escolar".