Escolas apresentam práticas exitosas que impactam na aprendizagem dos estudantes

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (3), um encontro com representantes de escolas da rede estadual que desenvolvem práticas exitosas com foco na melhoria do ambiente escolar. Com a participação do secretário Jerônimo Rodrigues, acompanhado da equipe técnica da SEC, o objetivo do encontro foi ouvir os educadores para que pudessem contribuir com ações que tenham impacto na melhoria da estrutura dos espaços escolares, aliadas sempre ao aspecto pedagógico.

Fotos: Geraldo Carvalho Ascom/SEC
O secretário Jerônimo Rodrigues afirmou que o diálogo é uma proposta do Governo do Estado na busca de conhecer as boas práticas nas escolas, para que possam ser referência em políticas para a educação. “O governador Rui Costa tem essa intenção de promover ações que mobilizem as escolas para a construção de um ambiente mais confortável em todos os aspectos para a comunidade escolar. Temos diversas realidades e não temos como estabelecer um padrão. Por isso, chamamos educadores de diferentes locais da Bahia para ouvirmos o bom trabalho que estão realizando nas escolas. Este debate não encerra por aqui, queremos a participação de mais escolas, porém acreditamos que devemos ser ágeis no processo de concepção e implantação deste projeto”, disse.

A diretora Edna Adriana, do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, do município de Santa Inês, destacou as iniciativas realizadas na unidade escolar para melhorar o ambiente. “Conseguimos conquistar os estudantes e a comunidade pelo sentimento de pertencimento. E isso só é possível quando a pessoa se sente parte daquele lugar. Hoje, os estudante veem a escola como um patrimônio. Ninguém pisa na grama ou arranca uma flor do jardim. Mudamos paradigmas trabalhando a pedagogia de projetos dentro de um processo em que o aluno é protagonista”, relatou.

A professora Jeane Borges, do Colégio Estadual Doutor Milton Santos, no município de Jequié, falou da proposta da SEC de convidar as escolas para apresentar suas boas práticas. “Achei muito positivo, porque podemos trocar experiências e mostrar o que estamos realizando em diferentes locais do Estado. Realmente, foi algo inovador e acredito que poderemos promover uma grande mobilização por toda a rede estadual”, disse.