Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Escolas Culturais iniciam ano letivo com várias atividades de integração com as comunidades
Escolas Culturais iniciam ano letivo com várias atividades de integração com as comunidades
Publicado em qua, 13/02/2019 - 14:41 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
A primeira semana de aula na rede estadual de ensino está sendo marcada por várias atividades promovidas pelo projeto Escolas Culturais, realizado em 85 unidades escolares. Criado pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de incentivar o uso da unidade escolar como equipamento cultural e de interação social nas comunidades, o projeto promove ações como palestras, debates, rodas de conversa, exibição de filmes, rodas de capoeira e apresentações de música, teatro, dança e cordel, que também são direcionadas ao público externo.
Nesta quarta-feira (13), no Colégio Estadual Brasilino Viegas, em Alagoinhas (114 km de Salvador), os estudantes assistiram a exibições de dois curtas, dentro do Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) em parceria com o Escolas Culturais, com o objetivo de difundir a produção baiana no segmento, ampliar o acesso e estimular reflexões e diálogos em torno de temas relevantes, a partir da perspectiva audiovisual. O primeiro filme apresentado foi “Astrogildo e a astronave”, dirigido por Edson Bastos, e “Depois que te vi”, de Vinícius Saramago.
O estudante Joeldes Batista Santos, 18, 3º ano, falou da sua alegria de chegar na primeira semana de aula e se deparar com atividades culturais. “Ter na minha escola, nos primeiros dias de aula, um projeto de cinema, promovido pelo Escolas Culturais, está sendo uma experiência maravilhosa. Com o cinema, a gente cresce como ser humano porque esta arte nos traz muitos conhecimentos. Os filmes exibidos botaram nossa mente para refletir sobre temas como Direitos Humanos; nossas obrigações de cidadãos; e nossos sonhos, que para virarem realidade temos que correr atrás com perseverança”. A colega Stefani de Oliveira, 17, 3º ano, completou: “É importante atividades como estas, que fazem temas relevantes chegarem na nossa escola. A cultura é um vetor importante de Educação, já que a arte expressa o que a pessoa sente e como quer interagir com as outras”, afirmou.
Fotos: Divulgação
A importância do evento também foi destacada pelo professor de Arte, Luiz Fernando Barbosa. “Com o Escolas Culturais, aprendi algo precioso, de que as pequenas ações podem ter uma grande dimensão se conseguirmos focar no interesse do nosso estudante. Considero esse projeto um dos mais grandiosos que já tivemos porque ele busca alcançar o aluno e me sinto feliz em poder contribuir. A atividade de hoje, por exemplo, por meio do audiovisual engajado, plantamos sementes e instigamos o público à reflexão sobre temas sociais com os quais se identifica”.
No Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Itaberaba, o clima também é de cultura e debate. Com a temática “Drogas na adolescência”, as palestras para os estudantes e comunidade foram ministradas por representantes do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal de Ação Social, Conselho Tutelar e Juizado de Menores. O professor Ivanilton da Silva, coordenador das Escolas Culturais do município, falou sobre a relevância desta discussão no ambiente escolar. “A presença aqui hoje de estudantes, pais e comunidade em geral é essencial para que todos tomem conhecimento sobre o que estas entidades realizam em relação ao combate às drogas. O projeto Escolas Culturais também cumpre seu papel educativo e cultural de dialogar com a comunidade escolar sobre temas contemporâneos e que lhes dizem respeito”.
A ex-estudante da unidade escolar, Samara da Silva, 17, que concluiu o 3º ano no final de 2018, fez questão de marcar presença no evento. “Sou encantada com o projeto Escolas Culturais porque foi a partir dele que me descobri poeta e me trouxe amadurecimento como cidadã. Quando soube desta atividade, vim participar porque quanto mais conhecimento se tem sobre os que as entidades se propõem a fazer para lidar com este delicado assunto, mais oportunidades temos para ajudar as pessoas que estão passando por esta dificuldade”.
Em Lençóis, na Chapada Diamantina, o projeto Escolas Culturais chega na sexta-feira (15), com atividades até o dia 23 de fevereiro. Durante toda a semana, no auditório do Centro Educacional Renato Pereira Viana, serão realizados workshops sobre produção audiovisual e criação do espaço de cinema na escola. Também haverá uma oficina formativa para a criação de curtas. “Nosso objetivo é incentivar a produção de audiovisuais no sentido de fortalecer a história e a identidade cultural da comunidade, elevando a autoestima e promovendo o protagonismo e a autonomia de estudantes e moradores”, explicou a coordenadora de Tecnologia e Plataforma Multimídia da Secretaria da Educação do Estado, Carla Almeida, que atuará com a educadora Fau Coelho.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores