Escolas da rede estadual da região de Itaberaba realizam I Encontro Regional de Ciência, Arte e Cultura

Estudantes das 24 unidades escolares da área de abrangência da Diretoria Regional de Educação de Itaberaba (Direc 18) participaram, nesta quarta-feira (28/08), do I Encontro Regional de Ciência, Arte e Cultura, na Praça Aureliano Godim, no Centro de Andaraí, há 328 km de Salvador. O evento marcou a culminância dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produções de Vídeos Estudantis (Prove).

A ação serviu de etapa seletiva para o II Encontro Estudantil de Ciências, Arte e Cultura e contemplou estudantes do ensino fundamental II, médio, educação profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Além de dar oportunidade para apresentarmos o nosso talento, os projetos culturais contribuem para a construção de uma visão da escola pública como um espaço criativo. Eu me sinto um privilegiado em poder participar do Face pela terceira vez”, enfatizou o estudante da EJA, Edilson dos Santos Barreto. Aluno do Colégio Estadual Centenário, em Itaberaba, Edilson aprendeu a cantar em casa, ouvindo seus pais.

Para a professora de língua portuguesa do Colégio Estadual Eurídice Santana, no município de Marcionílio Souza, Narlandia dos Santos Silva, os projetos estruturantes desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia servem como ferramenta para o fortalecimento da educação. “É um círculo: motivamos os estudantes, eles constroem seus projetos, se apresentam de forma integrada com estudantes de outros municípios, e isso gera um aprendizado que retorna para a escola”, frisou.

“A coisa mais importante desse projeto é a confiança que a gente ganha”, destaca a estudante Brena Mascarenhas, aluna do 1º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Liberdade, em Itaberaba. O poema no qual a estudante aborda a insegurança e as fragilidades do ser humano foi um dos 63 finalistas do TAL, no Encontro Regional.

“A coisa mais importante desse projeto é a confiança que a gente ganha” - Brena Mascarenhas

Encontro Estudantil – O II Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura das escolas da rede estadual de educação tem como objetivo mostrar as produções artísticas, culturais e científicas da comunidade escolar. Previsto para acontecer em novembro, o evento vai apresentar a culminância dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produções de Vídeos Estudantis (Prove), Feira de Ciências da Bahia, Feira Baiana de Matemática, Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) e Festival de Capoeira, além de atividades relacionadas à experiência fílmica, realizadas em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

A coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre, ressalta a expectativa do órgão com a proximidade do evento, “Estamos na expectativa de receber a produção das escolas de toda a rede estadual de ensino para a apresentação e difusão dessas práticas artísticas, culturais e científicas no Encontro Estudantil”.