Escolas da rede estadual participam de nova etapa da oficina de formação do projeto de Prevenção ao HIV

Uma nova etapa da oficina de formação do projeto Promoção à Saúde: Prevenção ao HIV, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria da Saúde, tem início nesta terça-feira (8/4), prosseguindo na quarta (8/4) e quinta-feira (9/4), sempre das 8h30 às 17h30, no Hotel Vilamar, na capital baiana. O evento vai contar com participação de escolas de ensino médio das Diretorias Regionais de Educação de Salvador (Direc 1A e 1B). Serão cinco turmas da formação, com 120 participantes em cada data.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação, Fabio Fernandes Barbosa, a iniciativa tem por objetivo promover uma ampla discussão sobre as questões em pauta e uma reflexão entre os estudantes sobre a vulnerabilidade, a partir da utilização do material didático Eu Preciso Fazer o Teste do HIV/Aids?, enviado pelos ministérios da Educação e da Saúde, e distribuído pela Secretaria da Educação como uma estratégia de promoção à saúde no contexto escolar.

>> Confira a programação completa

“Nesse contexto, a escola, como local privilegiado, deve promover a reflexão entre os estudantes sobre a temática Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, aproveitando a campanha global de conscientização do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unaids). Para isso, estamos preparando os educadores de ensino médio na temática, fortalecendo, assim, as transversalidades e colaborando para uma educação integral, integrada e integradora”, afirma Fábio.

Programação temática – Saúde na Escola: Perspectivas e Desafios é um dos temas que serão debatidos durante o evento, focando questões como o programa Saúde na Escola. Dados epidemiológicos HIV / Aids do Estado da Bahia (incidência e vulnerabilidades em jovens e mulheres); Relato de Experiência: Educação e Saúde estreitando laços (Colégio Estadual Duque de Caxias e Serviço Municipal de Assistência Especializado) e Protagonismo Juvenil: sua importância na mobilização de adolescentes e jovens do Ensino Médio para prevenção da Infecção pelo HIV / Aids  também são assuntos a serem debatidos.

Atualmente cerca de 4,6 milhões de jovens (15 a 24 anos de idade), em todo o mundo, convivem com a infecção pelo HIV e, todos os dias, cerca de 2.300 jovens são infectados. A situação se complica quando muitos deles, que vivem com o HIV e que poderiam receber o tratamento, não percebem que são portadores do vírus.

Conforme dados da Unaids, em todo o mundo, 23 milhões de pessoas vivem com o vírus do HIV. Todos os meses são detectados, no Estado da Bahia, 100 novos casos, somente em 2012, com o registro de 509 mortes.