Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Escolas da rede estadual podem realizar adesão ao projeto Juventude em Ação: Construindo a Agenda 21
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou o processo de adesão ao Juventude em Ação: Construindo a Agenda 21 na Escola. O projeto tem como objetivo promover, no âmbito das escolas públicas estaduais, a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), que mobiliza a comunidade escolar e define planos de ações para enfrentamento das questões socioambientais, e discussão da Agenda 21, instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis.
De acordo com o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado, Fabio Barbosa, a adesão ao projeto possibilita a criação e o fortalecimento das Com-Vidas, a implantação de Agendas 21 escolares e, consequentemente, a consolidação de espaços educadores sustentáveis que possuam uma articulação entre o currículo escolar, o espaço físico e a gestão das unidades de ensino.
“É fundamental o uso de metodologias de caráter participativo e democrático, pautando-se nos princípios da interdisciplinaridade e transversalidade com o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil e uma discussão sobre as questões socioambientais locais com toda a comunidade do entorno escolar”, ressalta Fábio Barbosa.
Adesão – Para participar do projeto Juventude em Ação: Construindo a Agenda 21 na Escola, a unidade escolar deve solicitar à Coordenação de Educação Ambiental e Saúde (Ceas), da Secretaria da Educação, ou à sua Diretoria Regional de Educação (Direc) o termo de adesão e o “questionário Com-Vida”. O termo deve ser preenchido e remetido à Ceas, via malote ou por e-mail (educacao.ambiental@educacao.ba.gov.br). A adesão implica a realização das diversas etapas do projeto.
Após o cumprimento das diversas etapas, a direção do colégio deverá enviar para a Direc o “questionário Com-Vida” devidamente preenchido e um relatório detalhado referente às diversas etapas. A Direc, por sua vez, encaminhará esses documentos para a Ceas, que validará e os enviará para a unidade escolar com o Selo Com-Vida, visando certificar os impactos reais das políticas públicas no âmbito escolar.
Juventude em ação – Ação pioneira no Estado, o projeto é derivado de uma proposta capitaneada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), que acatou a deliberação da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente 2003, quando foi pontuada a necessidade da criação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas escolas.
Desenvolvido durante todo o ano, o projeto é realizado a partir de estratégias e ações, entre as quais formação de um coletivo de pessoas para trabalhar as questões socioambientais locais, regionais e globais; divulgação na escola e na comunidade utilizando ferramentas educomunicativas e realização de palestras e/ou seminários com os diversos segmentos, bem como promoção de Oficinas de Futuro, conforme orientação da Cartilha Com-Vida do Ministério da Educação, disponível em clicando aqui. Já o trabalho da Com-Vida em algumas escolas do Brasil pode ser conferido no Com-Vídeo, logo abaixo.
Notícias Relacionadas
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira
-
Profissionais da rede estadual participam de imersão sobre Educação Especial em Santo Antônio de Jesus