Escolas da Rede Estadual promovem atividades em alusão ao Outubro Rosa

Fotos: divulgação

Com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, estimular a participação da população no controle  e contribuir nas buscas aos serviços de diagnóstico e de tratamento, as escolas da rede estadual começaram as atividades em alusão ao Outubro Rosa. Com o envolvimento da comunidade escolar, diversas unidades de ensino estão promovendo palestras, rodas de conversas, exposições, trocas de experiências e orientações durante todo o mês.

Envolvidos na campanha, a comunidade escolar do Colégio Modelo de Itapetinga, a 562 Km de Salvador, na região Centro Sul, realizou, nesta terça-feira (03), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, uma ação no centro da cidade. Vestidos com camisas na cor rosa, estudantes e professores distribuíram, pelas ruas, laços e panfletos com orientações de como realizar o autoexame. “A cidade abraçou nossa atividade. Mesmo com tanta informação, ainda tem pessoas que não sabem a importância da prevenção ou os exames que são realizados para a detecção da doença. Como educadores, nos sentimos na obrigação de realizar esse trabalho informativo”, conta a Coordenadora Pedagógica, Maria Auxiliadora Tavares.

No Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, localizado em São José do Jacuípe, a 300 Km de Salvador, no Centro Norte do Estado, a campanha começou na segunda-feira (02), com a visita do secretário Municipal de Saúde, Gil Rios. A diretora do Colégio, Núbia Oliveira, explica que durante a visita o secretário orientou os estudantes sobre a importância da multiplicação das informações colhidas em diálogo. “Nossa proposta é realizar, ao longo do mês, várias atividades. O secretário falou sobre a importância do diagnóstico precoce, dos cuidados com os pacientes e da solidariedade que deve haver entre todos. Na programação temos palestras, rodas de conversas, passeios ciclísticos, oficinas, panfletagem e distribuição de rosas e lacinhos”, relata a diretora.

A estudante Railane Mota, 19, 3º ano, conta que esclareceu que as atividades foram proveitosas. “Tirei todas as minhas dúvidas sobre a doença. O secretário falou sobre as causas, os sintomas, o tratamento, as sequelas e que o câncer pode se espalhar para outras partes do corpo. Foi uma conversa bem esclarecedora”, finaliza.

Sua colega, Cristiane de Jesus, 18, também do 3º ano, diz que saiu da palestra sem dúvidas. “O secretário trouxe uma informação que eu não sabia: que homem também pode ter câncer de mama. Fiquei surpresa. Ele também nos orientou de como podemos proceder diante de uma pessoa que esteja em tratamento. O câncer não é contagioso e devemos exercer a solidariedade”, conclui a estudante.