Escolas da rede estadual têm até sexta-feira (07/11) para atualizar dados de estudantes da Educação Especial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia mobiliza as escolas da rede estadual para atualização dos dados 2014 dos estudantes da Educação Especial no Sistema de Gestão Escolar (SGE), da Secretaria da Educação, e no Educacenso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As unidades deverão fazer a atualização do cadastro dos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação. A ação visa subsidiar o atendimento educacional especializado nas unidades da rede. O procedimento pode ser feito até sexta-feira (07/11), clicando aqui>>

“Nos últimos anos, obtivemos importantes conquistas no que diz respeito ao direito ao acesso e à permanência na escola do estudante público-alvo da educação especial, com atendimento educacional especializado na perspectiva inclusiva. A Secretaria da Educação busca sempre estruturar e qualificar esse atendimento, passado por dimensões de acessibilidade arquitetônica, de mobiliário e equipamentos, de adaptação curricular, de provimento de pessoal e de material pedagógico especializado”, explica a diretora de Educação e suas Modalidades, da Secretaria da Educação, Kelly Costa.

>> Clique aqui para realizar o cadastro

>> Baixe aqui as orientações para atualização do cadastro

>> Baixe aqui o passo a passo da atualização do cadastro no SGE

Para tanto, completa a gestora, as escolas precisam identificar os estudantes nos sistemas SGE e Educacenso, para que as ações possam alcançar estes estudantes. “É fundamental que toda a comunidade escolar – familiares, professores, gestores e estudantes – contribua para a efetivação e sucesso da atualização do cadastro do público-alvo da Educação Especial”, pontua Kelly Costa.

Benefícios – O registro correto dos estudantes traz benefícios, como a captação de recursos públicos para a acessibilidade arquitetônica dos prédios escolares, implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e a formação docente para o atendimento educacional especializado. Além disso, com o cadastro atualizado, o público-alvo passa a ser incluído em ações promovidas pelo Ministério da Educação (MEC), como recebimento de livros do padrão Daisy (material pedagógico especializado / adaptado), livros em Braille, jogos, computadores e mobiliário.

Kelly Costa chama a atenção para que, mesmo aquelas unidades escolares que já tiveram os dados migrados do SGE para o Educacenso, devem atualizar o cadastro dos estudantes nos dois sistemas. Já as escolas cujos dados ainda não migraram para o Educacenso, devem atualizar o cadastro dos alunos no SGE. Ela observa, ainda, que o registro do cadastro dos estudantes público-alvo da Educação Especial deve ser feito, também, na Matrícula 2015.