Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Escolas da rede estão mobilizadas para o Dia da Educação Integral
Um total de 39 escolas de Salvador e Região Metropolitana, pertencentes à rede estadual de ensino, estão mobilizadas para a primeira edição do Dia da Educação Integral (EI), que acontece sábado (23/11), às 8h, em cada uma das unidades escolares envolvidas. A iniciativa – que simboliza uma articulação para fortalecer a integração da escola, família e comunidade – será desenvolvida por meio de debates, oficinas, exposições, fanfarras e outras apresentações artísticas. O evento, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, é realizado em parceria com o Inspirare, instituto com o propósito de inspirar inovações em iniciativas empreendedoras, políticas públicas, programas e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.
O Dia da Educação Integral faz parte do conjunto de ações do Programa de Formação de Profissionais de Educação, a partir da articulação escola-comunidade. A realização do trabalho está sob gestão técnico pedagógica da Cipó – Comunicação Interativa, junto à Associação Cidade Escola Aprendiz e ao Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep).
De acordo com o coordenador da Educação Integral, Analdino Filho, a ação tem como objetivo principal “socializar a proposta de educação integral de metodologia bairro-escola. O Dia EI visa, também, fomentar a reformulação e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico das unidades escolares, articulado com o Projeto Estadual de Educação Integral, além de promover a articulação pedagógica entre os projetos estruturantes da Secretaria da Educação nas escolas de Educação Integral, contribuindo pedagogicamente para diversificação do universo de experiências educativas”, enumera.
Atividades – No Colégio Estadual Henriqueta Martins Catharino, no bairro da Federação, as atividades do Dia da Educação Integral começam cedo, às 7h, com uma caminhada dos estudantes do Mais Educação que, no trajeto, farão uma apresentação poético-teatral, sob a orientação da professora e coordenadora Naynara Tavares. No turno vespertino, serão realizadas diversas oficinas, entre as quais, dança de salão, desenho, reciclagem, leitura e contação de história. Haverá, também, uma apresentação de samba de roda, criada pelos alunos da escola, e uma exposição de trabalhos feitos nas disciplinas geografia, matemática e artes, e a exibição do filme O Caçador de Pipas.
O Colégio Estadual Frederico Costa, na Vila Laura, por sua vez, vai realizar as ações do Dia da Educação Integral na Escola Estadual Doutor João Pedro dos Santos, na avenida Bonocô, onde as duas comunidades escolares se juntarão das 9h às 16h. Segundo a diretora Patrícia Andrade do Carmo, a abertura terá a leitura da redação, premiada pelo jornal A Tarde, da aluna da Escola Estadual Doutor João Pedro dos Santos. Haverá, também, palestra sobre saúde bucal, visita aos estandes com a temática Cidade Sustentável, apresentações de capoeira, percussão, grupos de dança e de coral.
Educação Integral – A Educação Integral pressupõe uma aprendizagem voltada para o exercício da cidadania plena, que integra os diferentes saberes, espaços, sujeitos e conhecimentos, compreendendo o direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária.
A Secretaria da Educação do Estado, por meio do Projeto Estadual de Educação Integral, tem buscado contribuir para a formação do estudante na sua integralidade e para a sua emancipação humana e social. A educação integral é oferecida a 42 escolas na capital e a 44 no interior do Estado, atendendo a cerca de 20.270 alunos.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores