Escolas discutem Sistema de Avaliação na segunda etapa da Semana Pedagógica 2019

Fotos: Josenildo Almeida - Ascom/Educação
O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) foi uma das principais abordagens dos educadores envolvidos na segunda etapa da Semana Pedagógica, realizada neste sábado (27), nas escolas da capital e do interior, pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). O SABE tem o objetivo de fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da SEC e das escolas nos processos de aprendizagens dos estudantes. Este instrumento é norteador para que seja elaborada a proposta de um Plano de Intervenção Pedagógica para todos os componentes curriculares, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática.

Durante o primeiro semestre, a SEC promoveu uma série de atividades diagnósticas em Língua Portuguesa e Matemática, por meio da aplicação de avaliações. Neste sábado, durante a jornada pedagógica, a professora de Matemática, Lucilene Batista Magalhães, do Colégio de Aplicação Anísio Teixeira, em Salvador, falou como o SABE está contribuindo para uma avaliação mais precisa do desempenho dos estudantes em sua disciplina. “Eu utilizei o SABE em sala com meus alunos e o resultado foi maravilhoso. Alguns deles, inclusive, relataram que aprenderam de forma mais fácil com o método. Isto foi muito útil, meus alunos conseguiram um desempenho ótimo e pude observar um resultado sensacional”, comemorou.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que participou das atividades nos colégios estaduais Euricles de Matos e Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, e Almirante Barroso, em Paripe, em Salvador, destacou a importância desta discussão no planejamento para que os educadores utilizem a ferramenta de avaliação como parte das ações pedagógicas nas escolas. “Com provas diagnósticas e a utilização do SABE, os professores podem avaliar e monitorar o desempenho do aluno durante o ano letivo, buscando analisar, caso seja necessário, um novo planejamento para as aulas, com o objetivo de suprir os pontos em que os alunos tenham maior dificuldade. É fundamental que consigamos imprimir essa prática, pois o monitoramento regular do ensino nos dá condição de aperfeiçoá-lo”, disse.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, que acompanhou a jornada no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, em Lauro de Freitas, também falou sobre o impacto desta abordagem nas escolas. “A ideia que surge deste segundo momento da jornada pedagógica é a de uma secretaria mais próxima e alinhada com as escolas, dando toda uma atenção especial aos diretores, professores e coordenadores pedagógicos, entendendo o cotidiano dessas unidades, e, claro, contribuído no debate para aplicações de métodos de ensino e na construção do plano de intervenção pedagógica, para melhorar os resultados e, sobretudo, a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.