Escolas estaduais ampliam ações de combate ao mosquito transmissor da dengue

Foto: Divulgação

A comunidade escolar segue mobilizada no combate ao mosquisto transmissor da dengue. Nesta quinta-feira (14), os estudantes do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos (Cempa), localizado no Bairro da Paz, em Salvador, participaram de uma palestra sobre o tema “Os impactos da Dengue e alternativas de combate”. A atividade, realizada em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Conselho Estadual de Saúde (CES), é preparatória e mobilizadora para o Dia D de Combate à Dengue, que acontecerá no dia 23 de março, às 8h, nas principais ruas do bairro.

A ação também está contida no Projeto Saúde no Cempa, desenvolvido na unidade escolar. Trata-se de um conjunto de ações pedagógicas elaboradas de forma colaborativa com o Fórum de Entidades do Bairro da Paz; o Fórum de Saúde das Periferias da Bahia; e a comunidade escolar. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Katia Ferreira Santos, a atividade enriquece o processo de ensino e aprendizagem. “Trouxemos para os alunos temas relevantes e pertinentes, que fazem parte do nosso dia a dia e estão relacionados à saúde, como o combate à Dengue, Zika, Chikungunya e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, afirmou.

Para o estudante Robson Luan Freitas, 16, 1º ano do Ensino Médio, ações informativas e de conscientização são essenciais. “É muito importante que os estudantes sejam informados na palestra para se conscientizem e repassarem as informações para familiares, amigos e demais pessoas da comunidade, com a finalidade de combater o mosquito transmissor da dengue”, comentou.

Dicas de combate ao Aedes aegypti – Dentre as dicas de combate ao mosquito da Dengue, estão as de não deixar água parada; limpar diariamente os pratos das plantas; deixar o quintal sem lixo e entulho; tirar água dos pneus e guardá-los em locais cobertos; limpar bem as calhas de casa; receber agentes de saúde; usar repelente; colocar garrafas e baldes virados para baixo; deixar toneis e caixas d´água bem fechados; amarrar bem os sacos de lixo; manter as lixeiras sempre tampadas; esticar lonas; e limpar vasilhas de água e comidas dos animais domésticos e de criação.