Escolas estaduais comemoram o Dia Mundial da Saúde

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Com ações de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, as escolas da rede estadual marcam as celebrações do Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira (07). Além da mobilização, os alunos participam de palestras sobre hábitos de higiene, prevenção de doenças diversas e dicas nutricionais.

Em Salvador, os estudantes do Colégio Estadual Raymundo Matta, no Lobato, participam, a partir das 7h, de ação de mobilização contra o Aedes aegypti. São atividades como palestras, caminhada e visita a casa de moradores locais. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Educação do estado com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

Já no município de Ouriçangas, a comunidade escolar do Colégio Estadual Eliel Martins, participa nesta quinta de palestras e passeatas sobre dengue, chikungunya, zika, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer, saúde bucal, obesidade.

“O trabalho nas escolas busca orientar os estudantes, professores e funcionários para a avaliação e combate de possíveis focos dentro da unidade, e também incentiva mobilizações que extrapolem os muros da escola e cheguem até os moradores da comunidade”, destaca Fábio Barbosa, coordenador de Educação Ambiental, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Acompanhe as ações nas escolas em toda a Bahia:

NRE 3

- Colégio Estadual Dr. Francisco Rocha Filho - Abaíra - Palestra com responsáveis pelo tema, cartazes e painéis, paródia e teatro – ações que permanecem durante todo o período letivo.

- Colégio Estadual Horácio de Matos – Mucugê - 08h às 18h - Confecção de cartazes a cerca de hábitos de higiene, aulas expositivas sobre bons hábitos alimentares, palestras de combate ao Aedes aegypti  e coletas pelas ruas do município de lixo que causem possíveis focos do mosquito.

- Colégio Estadual de Marcolino Moura - Rio de Contas - dia 07 às 09h - Palestra: ‘Importância da alimentação e obesidade’.

NRE 4

- Colégio Estadual Aluízio Carneiro da Silva - Povoado de Bela Vista, zona rural de Serrinha – 07/04 - Palestra sobre o mosquito Aedes aegypti.

- Colégio Estadual Imaculada Conceição – Palestras e oficinas em todas as turmas da Escola na forma de Projeto interdisciplinar.

NRE 5

- Escola Estadual Eduardo Spinola – Ibicaraí – 07/04 Palestra com o tema "Programa Saúde na Escola”.

NRE 15

- Colégio Estadual Abelardo Moreira – Mairi – 07/04 - Palestras sobre promoção a saúde, auto cuidado e qualidade de vida.

NRE 18

- Colégio Estadual Eliel Martins – Ouriçangas - 07/04 - palestra na escola e passeatas (às 8h e 14h) para estimular as pessoas a mudarem seu estilo de vida, adotarem hábitos mais saudáveis e valorizarem a prevenção de doenças. (dengue, chikungunya, zika, DST, câncer, saúde bucal, obesidade).

NRE 20

- Colégio Estadual Valmir Oliveira Gomes – Jitaúna – 07/04  - Apresentação da pirâmide nutricional do 6º ano

NRE 22

- Colégio Estadual Professora Faraíldes Santos – Jequié - Seminários, palestras com agentes de saúde, painéis e criação de vídeos.

- Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães - Itagi - 29/04 – Palestras e Oficinas.

NRE 24

- Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães - Paulo Afonso – 15/04 (culminância) - nos três turnos -  ações  com Dia "D":.

NRE 25

- Colégio Estadual de Carnaiba – Pindobaçu - 07/04 - Turnos matutino, vespertino e noturno - Mobilização Zika Zero- reconhecimento e retirada de potenciais criadouros do Aedes Aegypti do espaço escolar. Avaliação: Tornar alunos e demais membros da comunidade escolar multiplicadores de ações educativas no combate ao mosquito. Recursos necessários: palestras com profissionais de saúde da localidade sobre Zika, Dengue e chikungunya .

NRE 26

- Escola Estadual Dona Jenny Gomes - Vila Militar da Aeronáutica – Itapuã -Projeto Vida Saudável - promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência da sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa.

- Colégio Estadual Renan Baleeiro, em Águas Claras - dia 09/04 - 08h às 12h - Feira de Saúde com a participação de alunos egressos da escola e que atualmente são estudantes universitários da UNEB.

- Colégio Estadual Raymundo Matta - Lobato - 07/04 - participa de ação de mobilização contra o Aedes aegypti. São atividades como palestras, caminhada e visita a casa de moradores locais. A iniciativa é promovida pelo programa Ciência na Escola em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).