Escolas estaduais de Salvador e Região Metropolitana realizam culminância de projetos artísticos e culturais

Cerca de 1.400 estudantes da rede estadual de ensino da Bahia participaram, nesta terça-feira (16/9), das culminâncias regionais dos projetos estruturantes de arte e cultura desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado. Os eventos, promovidos pelas Diretorias Regionais de Educação de Salvador (Direc 1A e 1B), foram realizados, respectivamente, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D´Água, e no Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas.

As iniciativas reuniram os finalistas dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL) e Produções de Vídeos Estudantis (Prove), além de mostras de dança e apresentações de corais estudantis. A etapa estadual, com os selecionados nestas culminâncias regionais, que acontecem em todas as regiões do Estado, acontece de 28 a 30 de outubro, no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: arte, ciências, esporte e cultura, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador.

Fotos: Direc 1A - Claudionor Jr. Ascom/Educal

Estudante do 3º ano do curso técnico em edificações, no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, em Nazaré, Nadson Araújo, 19 anos, vê nos projetos estruturantes um caminho importante para a escola pública. “Esses projetos de arte e cultura contribuem para que a escola se adapte ao momento que vivemos hoje, para atender também às necessidades dos alunos”, afirmou o estudante.

Para Cledismar Santos, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, é um orgulho poder representar a sua escola no AVE. “Estou muito feliz por ter sido escolhido. Não só por representar a minha escola, mas por ter a oportunidade de mostrar o meu trabalho para os demais”, contou o estudante, que buscou inspiração na fronteira entre a ficção e a realidade para pintar a sua tela.

Já Julia Souza Barbosa, 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Manoel de Jesus, em Simões Filho, procurou inspiração no cotidiano para escrever a sua poesia. “Eu escrevi sobre o dia a dia do adolescente, e foi uma surpresa quando descobri que ia participar da culminância regional. É uma coisa muito boa, mas também uma grande responsabilidade porque estou representando o meu colégio”, disse.

Fotos: Direc 1B - Claudionor Jr. Ascom/Educação

Produção especial – A culminância regional da Direc 1B ainda ganhou um apoio especial. Toda a festa foi produzida pelos estudantes do curso técnico em produção de eventos, do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia. “É uma experiência única. Estamos trabalhando em um regime de estágio supervisionado, com a orientação dos professores, e isso está nos ajudando a vivenciar a rotina de produção de um grande evento”.

Projetos estruturantes - Desenvolvidos desde 2007 pela Secretaria da Educação do Estado, os projetos estruturantes envolvem música, literatura, artes visuais, vídeo e esporte e vêm se destacando como um diferencial para a educação na Bahia. Anualmente, os estudantes se dedicam à criação de canções, poesias, contos, crônicas, pinturas e realizam uma releitura do patrimônio regional.