Escolas estaduais de Salvador integram a família nas atividades juninas

As escolas da rede estadual de Salvador já estão em clima de São João. As famílias também participam das comemorações que acontecem de 17 a 19 de junho. No Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque - a celebração reúne, na quinta-feira (18/06), a comunidade escolar das oito escolas-classe do Curuzu, Pau Miúdo, bairro Guarani, Pero Vaz, IAPI e Caixa D´Água.

No Colégio Estadual Bento Gonçalves, na Fazenda Grande do Retiro, tem até Baba Junino no turno noturno. Nos colégios estaduais Plataforma, no subúrbio ferroviário, e Heitor Villa-Lobos, no Cabula, a comunidade se envolve nas atividades que valorizam a tradição nordestina.

Escola Parque
A comemoração na Escola Parque acontece na quinta-feira (18/6), às 14 horas, no teatro do Centro, no bairro da Caixa D´Água. O tema central da festa este ano é “Percorrendo os 65 anos da Escola Parque: o encontro de Coco Chanel com Maria Bonita”. Como explica o diretor Gedean Ribeiro, “o nosso interesse é contar um pouco da história da Escola Parque, fazendo um paralelo entre os legados da estilista francesa Coco Chanel e a baiana Maria Bonita. Além de ser o berço da moda, foi na França que surgiram as quadrilhas juninas. Vamos juntar essa história com a riqueza histórica do sertão nordestino”.

Participam da comemoração na Escola Parque, os estudantes, professores, servidores e as famílias das oito Escolas-Classe I, II, no Pero Vaz, III, no Pau Miúdo, IV, na Caixa D´Água, além do Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva – Classe V, no IAPI, Escola Estadual Anísio Teixeira – Classe VI, no Bairro Guarani, Escola Estadual Professora Candolina – Classe VII, no Pau Miúdo e Colégio Estadual Celina Pinho – Classe VIII, no Curuzu.

Participação da comunidade

“Vamos trabalhar com músicas que os alunos gostam de ouvir nesta época do ano"

No Colégio Estadual Bento Gonçalves, na Fazenda Grande do Retiro, as comemorações vão acontecer nos dias 17 e 18 de junho. “Vamos trabalhar com músicas que os alunos gostam de ouvir nesta época do ano. E, na quinta à noite, teremos também o Baba Junino, trazendo o esporte para esta atividade”, disse Mônica Santana, diretora da escola.

No Colégio Estadual Heitor Villa-Lobos, no Cabula, a festa também acontece na quinta-feira (18/6), às 19h, com brincadeiras típicas do interior, como quebra-pote, além de música e comidas nordestinas.

No Colégio Estadual Sara Violeta de Mello Kértesz, localizado no Rio Sena, a programação acontece na quinta-feira, às 9h e às 14h, com apresentação da quadrilha junina do bairro. “O grupo é formado por estudantes e por pessoas que moram na comunidade. A atividade é importante também por trazer estas pessoas para dentro da escola. E os estudantes se envolvem com figurino, repertório e com a história dos festejos, que é trabalhada pelos professores em sala de aula”, disse Sandra Lee, diretora da unidade.

O São João também será comemorado no Colégio Estadual Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, com o Arraiá do CEP 2015, na sexta-feira (19/6), às 10h. A comunidade escolar também participa de quadrilha, forró e das atividades juninas.

O Colégio Estadual da Bahia, Colégio Central, no bairro de Nazaré, reúne a comunidade escolar para comemorar os festejos juninos, na sexta-feira (19/06), às 10h.

Veja a programação
- 17 de junho
Colégio Estadual Bento Gonçalves (Fazenda Grande do Retiro)

- 18 de junho