Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Escolas estaduais desenvolvem projetos de valorização da arte literária
Escolas estaduais desenvolvem projetos de valorização da arte literária
Publicado em qui, 05/05/2022 - 16:53 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Em Itaberaba, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Modelo, estão levando poesia para as ruas da cidade através do projeto literário “Poesia no ponto”, que neste ano, em sua 4ª edição, tem como tema “Arte como instrumento de crítica social”. Durante dois meses, os alunos foram motivados à leitura crítica e escrita em sala de aula. Através do projeto, eles produzem e declamam poesias em pontos de encontro e paradas de ônibus da cidade; realizam leitura e análise de canções e de obras literárias; distribuem poemas presos em origamis; dentre outras atividades.
A professora de Língua Portuguesa e idealizadora do projeto, Geovana Rodrigues, falou do impacto do projeto na vida dos alunos. “Eles anseiam por falar, querem que suas ideias ultrapassem os muros da escola e as linhas do caderno. E a poesia é a forma mais plena e oportuna para que esse desejo seja real. Com texto e microfone nas mãos, eles publicizam através da palavra escrita as suas visões de mundo. E é, nesse contexto, que estamos preparando nossos alunos para que possam escrever textos mais críticos e reflexivos com foco nas competências cobradas na redação do ENEM”.
Para o estudante Eduardo Barbosa, 15, o projeto está sendo uma experiência marcante. “A proposta deste projeto nos fez ter pensamentos mais profundos sobre a atual realidade em que vivemos, além de ser bem divertido. Eu e os meus amigos Cleanderson e Kauã, criamos o poema 'América', que retrata sobre as discriminações que constantemente crescem cada vez mais”, afirmou. Já Thaynan de Sousa, 15, disse que o projeto trouxe vários benefícios para além do seu aprendizado. “O projeto ajudou muito a me expressar e enfrentar a minha timidez e, também, a melhorar a minha comunicação, pois me deu coragem para dizer as coisas que eu sinto”.
No município de Barreiras, os estudantes do Colégio Estadual Antônio Geraldo, participaram da culminância do projeto “Vitrine Literária”, no qual produziram maquetes com representações tridimensionais a partir do que observaram na leitura de livros escolhidos por eles. Os trabalhos selecionados serão apresentados na Feira Literária Internacional de Barreiras (FLIB 2022).
A estudante Clara Letícia de Santana, 17, 3º ano do Ensino Médio, está participando do projeto pela segunda vez. “Fizemos uma maquete representando o livro 'Quarto de despejo - Diário de uma favelada', que é um diário sobre a vida da catadora de lixo e autora, Carolina Maria de Jesus, no antigo Morro do Canindé, em São Paulo. Este projeto é importante para ampliar o nosso conhecimento literário”, disse. Já a diretora do colégio, Ivonilda de Andrade, afirmou que “o projeto visa a ressignificação das práticas de leitura e escrita promovendo a construção do conhecimento associado à representação artística”.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo