Escolas estaduais intensificam ações de prevenção e combate ao bullying

A prevenção e o combate ao bullying entraram começaram a ser abordadas nas escolas da rede estadual já na primeira semana de aulas do ano letivo 2016, com a motivação a mais a partir da sanção da Lei Federal nº 13.185. Em sala de aula, professores e estudantes participam de atividades que visam a prevenção e o combate ao bullying dentre e fora das escolas, estimulando atitudes cidadãs de respeito às diferenças e cuidado com o outro.

Um exemplo desta prática vem do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, no município de Feira de Santana. A vice-diretora, Marta Azevedo, conta que a temática já vem sendo trabalhada, desde 2007, na escola e tem resultados positivos, ganhando maior alcance com a aprovação da Lei Federal.  “Houve muitas mudanças aqui na nossa escola, desde que iniciamos o projeto Resgatando Valores. Temos um ambiente escolar mais respeitoso, estudantes mudaram o comportamento com o colega, melhoraram a autoestima e os apelidos pejorativos não são mais usados”, avalia a gestora, idealizadora do projeto. Ela conta que, além de debates em sala de aula e cartazes espalhados pela escola, foi distribuída uma cartilha com o objetivo de informar sobre o que é bullying e as suas consequências, mostrando que “agressão ao colega não é diversão”.

No Colégio Estadual Nogueira Passos, no bairro da Pituba, em Salvador, os alunos também estão envolvidos com a discussão sobre o bullying. Neste ano, já retomaram uma pesquisa iniciada em 2015 sobre a temática. “Fizemos palestras para discutir com os nossos estudantes as diferentes situações de bullying que, muitas vezes, não são percebidas no dia a dia, mas que acabam causando sérios problemas para quem é agredido. Hoje, os alunos se respeitam mais e percebem que a escola os valoriza, consequentemente a autoestima deles aumentou”, afirma a vice-diretora da unidade, Rita Freitas.

Campanhas educativas
A orientação do Programa Combate à Intimidação Sistemática é que sejam realizadas campanhas educativas, orientação e assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores. A coordenadora de Planejamento e Intervenção Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Sílvia Fonseca, afirma que, este ano, os colégios estaduais vão incrementar as campanhas de educação, conscientização e informação e instituir práticas de conduta e orientação de pais, familiares e responsáveis diante da identificação de vítimas e agressores.

"Iniciamos, em 2015, um projeto de intervenção na prevenção e combate ao bullying, em algumas escolas da rede estadual e, este ano, vamos ampliá-lo para toda a rede. O interessante é que, agora, seremos subsidiados legalmente no trabalho de esclarecer, prevenir e combater o bullying nas nossas unidades”, afirma a coordenadora. Entre as ações de prevenção e combate ao bullying, orientadas pela Secretaria da Educação do Estado, a gestora destaca o acolhimento dos estudantes na aula inaugural do reinício do ano letivo, focando a questão das diversidades para se criar um ambiente harmônico em que as diferenças sejam trabalhadas com respeito mútuo.

A unidade escolar, pontua a coordenadora, é um ambiente educativo onde convivem sujeitos com diferentes histórias, valores e crenças. “Essa diversidade propicia uma riqueza de oportunidades nas interações, favorecendo o crescimento pessoal e profissional. Porém, quando não há essa compreensão, favorável às diferenças, o ambiente perde o caráter acolhedor, solidário, colaborativo, comprometendo as relações e a convivência das comunidades escolar e local”.

Outra ação importante da Secretaria da Educação, ressalta Sílvia, é a formação dos líderes estudantis para que eles possam fazer um plano de ações preventivas relacionadas ao bullying. “Também vamos continuar com as palestras para professores e estudantes, para que eles possam seguir as orientações discutidas na Jornada Pedagógica”.