Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Escolas estaduais intensificam ações de prevenção e combate ao bullying
A prevenção e o combate ao bullying entraram começaram a ser abordadas nas escolas da rede estadual já na primeira semana de aulas do ano letivo 2016, com a motivação a mais a partir da sanção da Lei Federal nº 13.185. Em sala de aula, professores e estudantes participam de atividades que visam a prevenção e o combate ao bullying dentre e fora das escolas, estimulando atitudes cidadãs de respeito às diferenças e cuidado com o outro.
Um exemplo desta prática vem do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, no município de Feira de Santana. A vice-diretora, Marta Azevedo, conta que a temática já vem sendo trabalhada, desde 2007, na escola e tem resultados positivos, ganhando maior alcance com a aprovação da Lei Federal. “Houve muitas mudanças aqui na nossa escola, desde que iniciamos o projeto Resgatando Valores. Temos um ambiente escolar mais respeitoso, estudantes mudaram o comportamento com o colega, melhoraram a autoestima e os apelidos pejorativos não são mais usados”, avalia a gestora, idealizadora do projeto. Ela conta que, além de debates em sala de aula e cartazes espalhados pela escola, foi distribuída uma cartilha com o objetivo de informar sobre o que é bullying e as suas consequências, mostrando que “agressão ao colega não é diversão”.
No Colégio Estadual Nogueira Passos, no bairro da Pituba, em Salvador, os alunos também estão envolvidos com a discussão sobre o bullying. Neste ano, já retomaram uma pesquisa iniciada em 2015 sobre a temática. “Fizemos palestras para discutir com os nossos estudantes as diferentes situações de bullying que, muitas vezes, não são percebidas no dia a dia, mas que acabam causando sérios problemas para quem é agredido. Hoje, os alunos se respeitam mais e percebem que a escola os valoriza, consequentemente a autoestima deles aumentou”, afirma a vice-diretora da unidade, Rita Freitas.
Campanhas educativas
A orientação do Programa Combate à Intimidação Sistemática é que sejam realizadas campanhas educativas, orientação e assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores. A coordenadora de Planejamento e Intervenção Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Sílvia Fonseca, afirma que, este ano, os colégios estaduais vão incrementar as campanhas de educação, conscientização e informação e instituir práticas de conduta e orientação de pais, familiares e responsáveis diante da identificação de vítimas e agressores.
"Iniciamos, em 2015, um projeto de intervenção na prevenção e combate ao bullying, em algumas escolas da rede estadual e, este ano, vamos ampliá-lo para toda a rede. O interessante é que, agora, seremos subsidiados legalmente no trabalho de esclarecer, prevenir e combater o bullying nas nossas unidades”, afirma a coordenadora. Entre as ações de prevenção e combate ao bullying, orientadas pela Secretaria da Educação do Estado, a gestora destaca o acolhimento dos estudantes na aula inaugural do reinício do ano letivo, focando a questão das diversidades para se criar um ambiente harmônico em que as diferenças sejam trabalhadas com respeito mútuo.
A unidade escolar, pontua a coordenadora, é um ambiente educativo onde convivem sujeitos com diferentes histórias, valores e crenças. “Essa diversidade propicia uma riqueza de oportunidades nas interações, favorecendo o crescimento pessoal e profissional. Porém, quando não há essa compreensão, favorável às diferenças, o ambiente perde o caráter acolhedor, solidário, colaborativo, comprometendo as relações e a convivência das comunidades escolar e local”.
Outra ação importante da Secretaria da Educação, ressalta Sílvia, é a formação dos líderes estudantis para que eles possam fazer um plano de ações preventivas relacionadas ao bullying. “Também vamos continuar com as palestras para professores e estudantes, para que eles possam seguir as orientações discutidas na Jornada Pedagógica”.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo