Escolas estaduais têm até esta segunda-feira (23) para aderir à FECIBA

As escolas da rede estadual de ensino têm até esta segunda-feira (23) para realizarem a adesão à décima edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). O formulário de adesão se encontra disponível para preenchimento no endereço www.educacao.ba.gov.br/feciba. O evento está previsto para ser realizado de 27 a 29 de setembro.

A FECIBA é realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do Programa Ciência na Escola, com o objetivo de incentivar a participação de professores e estudantes no campo científico. Neste ano, a feira tem como tema central "Pesquisa científica e projeto de vida: desafios da Educação Básica". As inscrições para a seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica dos estudantes da rede estadual de ensino seguem abertas até 24 de julho, no Portal da Educação, no endereço https://bit.ly/3FUmYCj.

O Centro Educacional Monteiro Lobato, localizado em Firmino Alves, está entre as unidades que já fizeram a adesão. Com o objetivo de inspirar os estudantes do 3º ano do Ensino Médio no desenvolvimento dos seus projetos, a escola os levou para o campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Itapetinga, para conhecer o projeto de agroecologia “Sete cascas”. Além disso, eles visitaram a 50ª Exposição Agropecuária de Itapetinga.

Os estudantes Lucas Celestino e Adriel Gomes, que já estão desenvolvendo um projeto sobre reflorestamento, falaram da importância das visitas. “Foram muito interessantes, pois abriram a nossa mente para novas ideias”, disse Lucas. Já Adriel comentou que foi o seu primeiro contato com a universidade. “Aprendi vários métodos de plantio e gostei muito, pois pretendo fazer uma horta em casa e quero fazer faculdade de Agronomia”.

Quem também se sentiu inspirada com as atividades foi a estudante Lilian Santos. “Já comecei a produzir o meu projeto para a FECIBA sobre Etnobiologia, com o foco em plantas medicinais. Estes passeios me deram um incentivo a mais para pesquisar e aprimorar o meu projeto”, destacou.

Segundo a professora de Biologia, Bianca Viana, as visitas à universidade fomentam a pesquisa nos alunos. “Isso, sem dúvidas, tem contribuído para o desenvolvimento de projetos na escola e são esses trabalhos realizados através da Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) que iremos levar para a FECIBA”, comentou.