Escolas intensificam ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Fotos: divulgação

As escolas da rede estadual estão intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, do Zika Vírus, da Chikungunya e da Febre Amarela. Projetos pedagógicos e de iniciação científica, além de ações coletivas que envolvem as escolas e as comunidades do entorno estão sendo realizados de maneira multidisciplinar, contribuindo para que estudantes se tornem potenciais mobilizadores nesta luta contra o mosquito.

No Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, no bairro de Cajazeiras VII, em Salvador, os estudantes estão envolvidos em um projeto que alia Ciência e Educação Ambiental, coordenado pela professora de Ciências, Silvia Perez. “Estudamos a temática em sala de aula, mas os desdobramentos também acontecem fora da escola. Além de se conscientizarem sobre os cuidados e transmitirem as informações em suas casas, os alunos também recolhem materiais que poderiam abrir focos do mosquito, como pneus e garrafas Pets, que utilizamos no paisagismo da escola”, afirma.

>> Clique aqui e saiba mais sobre as ações da secretaria no combate ao Aedes aegypti

A Secretaria da Educação do Estado também está orientando as unidades escolares para a abordagem contínua da temática no currículo, fazendo com que todos contribuam para a prevenção dos focos do mosquito e ajudem a eliminar os criadouros. Nesta sexta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, o tema será abordado durante o seminário sobre “Saúde nas Escolas – Promovendo a Educação para a Saúde”, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, das 8h30 às 12h. Com a participação de gestores e educadores, o evento vai discutir outras temáticas, bem como estratégias pedagógicas de promoção da saúde e de prevenção de doenças. Na oportunidade, também será lançada a IV edição do Concurso de Vídeos Educativos Saúde na Escola e serão exibidos vídeos selecionados no concurso 2016.

O coordenador da Educação Ambiental e Saúde, Fábio Barbosa, da Secretaria da Educação do Estado, destacou a importância das escolas trabalharem o Saúde nas Escolas. “As unidades escolares da rede estadual cumprem o seu papel legítimo ao assumirem, junto aos educandos e às suas famílias, o compromisso de trabalhar temas da Educação e Saúde, visando a mudança e melhoria de hábitos e de atitudes no âmbito individual e da coletividade”, afirmou.