Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Escolas mostram práticas que potencializam ensino e aprendizagem
Escolas mostram práticas que potencializam ensino e aprendizagem
Publicado em qui, 06/10/2016 - 15:37 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: Clausdionor Jr. - Ascon/Educação
Estudantes, professores e gestores de seis escolas de Salvador e do interior do Estado apresentaram, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, na Caixa D´Água, em Salvador, nesta quinta-feira (6), experiências bem-sucedidas que vêm potencializando o processo de ensino e aprendizagem. Por meio da exposição e descrição de projetos exitosos, no I Seminário de Práticas Pedagógicas – Um mosaico de Saberes e Fazeres”, foram socializadas as iniciativas que promovem resultados positivos no desempenho educacional dos estudantes, e que são refletidas na elevação de indicadores como o Índice de Desenvolvido da Educação Básica (IDEB).
Durante a abertura do evento, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, destacou a importância do desenvolvimento destas práticas pedagógicas para deixar a educação mais dinâmica. “Na medida em que a escola se envolve e que é o ambiente do encontro dessas sinergias com a vocação, você vai fazendo a transformação efetiva, pois a escola é o centro de despertar de vocações e de estímulo. Portanto, disso aí nascem as escolhas, direcionamento, inclusive caminhos que podem levar os estudantes para uma ação um pouco mais adiante, seja da formação superior ou do mercado de trabalho”, afirmou Pinheiro, ao acrescentar que é preciso romper padrões tradicionais. “A escola precisa se reinventar. As cabeças dos meninos andam na velocidade da luz e é importante que a gente permita que eles possam brilhar”.
Entre os estudantes que estão cheios de ideias e que buscam colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, está Pierri Lessa. Ele desenvolveu um robô, juntamente com os colegas, durante a oficina de robótica, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, localizado no Colégio Central, bairro de Nazaré, em Salvador. “Este é um robô EV3 Lego, um robô autônomo, desenvolvido para executar pequenas tarefas”, afirma. O Centro Juvenil é uma unidade da rede estadual que oferece cursos e oficinas para os estudantes no turno aposto aos quais eles estão matriculados nas escolas estaduais. Pierri, por exemplo, é aluno do Centro Estadual de Artes e Design, onde estuda pela manhã e, à tarde, participa da oficina de Robótica no Centro Juvenil, podendo ampliar seus conhecimentos.
Experiências exitosas
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Nas escolas de ensino regular, várias iniciativas têm contribuindo para a emancipação dos estudantes. Entre elas está o Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, em Cajazeiras VII, que conseguiu aumentar o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2.8 para 4.7, em 2016. Esta é uma escola de tempo integral, onde os estudantes ganham mais tempo e espaço para estudar, aprender e desenvolver ações pedagógicas em contextos diversos que aliam esporte, arte, trabalho, ciência e cultura.
No Centro Educacional de Educação Profissional (CEEP) em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Santana, em Salvador, o grande destaque é a intervenção social na comunidade do bairro do Nordeste de Amaralina, protagonizada pelos estudantes dos cursos técnicos de Nutrição, Enfermagem, Informática e Segurança do Trabalho. “Eles têm a autoestima elevada porque se sentem socialmente úteis nos cuidados da saúde ou na oferta de serviços à população local. Esse reconhecimento da comunidade faz com que eles queiram aprimorar cada vez mais o aprendizado em suas respectivas áreas”, destacou o vice-diretor do CEEP, Luiz Henrique Teixeira.
Já no Colégio Militar de Salvador, onde o desempenho do IDEB, em 2015, foi de 7,5, os estudantes vivem uma experiência positiva com a Tutoria. “O trabalho envolve duplas de alunos, formadas por tutores e tutorados. Os tutores se ocupam do conteúdo e em formar no colega uma rotina de estudos que permita a autonomia, a responsabilidade e o sentimento de pertencimento entre eles”, explica a major Aline Araújo, coordenadora de Atividade de Apoio Pedagógico.
O I Seminário de Práticas Pedagógicas contou com as presenças, também, da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Anatércia Contreiras, e do diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, Severiano Alves. Participaram do evento representantes do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, Colégio da Polícia Militar Dendezeiro (CPM), Colégio da Polícia Militar de Salvador (CPMS), Escola Família Agrícola (em Sobradinho), CEEP Carlos Santana, Casa Família Rural (em Presidente Tancredo Neves) e Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC).
>> O aaasunto foi tema de reportagem na TVE
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo