Escolas planejam ano letivo de 2014 nesta quinta e sexta-feira

Com o tema “O Planejamento Coletivo da Escola para o Fortalecimento das Aprendizagens”, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove a Jornada Pedagógica 2014, nos dias 30 e 31 de janeiro, podendo ser estendida para os dias 6 e 7 de março, nos turnos diurno e noturno. Todas as unidades escolares da rede estarão mobilizadas e se transformarão em espaços coletivos de organização do trabalho pedagógico dos professores, coordenadores, articuladores de área e gestores das unidades escolares e Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Visite a página da Jornada Pedagógica 2014

O objetivo é consolidar o planejamento coletivo para o ano letivo de 2014, a partir da reflexão sobre o desempenho dos estudantes e traçar ações, metas e estratégias para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste ano, em especial, a Jornada Pedagógica pauta o planejamento coletivo da escola com vistas à construção de um currículo articulado que potencialize as aprendizagens. Todo o processo de planejamento será acompanhado pelos técnicos do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), que atuam no sentido de melhorar a qualidade da aprendizagem em todos os níveis e modalidades da educação.

Fortalecimento do Ensino Médio – Em 2014, uma novidade será agregada ao planejamento das unidades escolares, a fim de fortalecer a dinâmica pedagógica na escola e contribuir, significativamente, para a formação dos professores. Trata-se do Programa Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, lançado pelo Ministério da Educação que visa à melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas. Graças à adesão da Secretaria da Educação do Estado da Bahia ao programa, cerca de 20 mil professores, de 1.048 escolas que ofertam ensino médio, deverão passar por formação continuada em serviço.

Na rede estadual, o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio será uma estratégia para qualificar a dimensão do planejamento nas escolas, fortalecendo o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e, portanto, a identidade da escola, contribuindo para a qualificação pedagógica. Tudo isso enriquecido com a experiência acumulada dos projetos estruturantes: Ensino Médio em Ação (EM-Ação), Ciência na Escola e Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), os projetos de arte e cultura.