Escolas preparam programação para receber estudantes da rede estadual de ensino

O primeiro dia de aula na rede estadual de ensino foi marcado pelo reencontro da comunidade estudantil e acolhimento por parte dos professores para os mais de 870 mil estudantes da capital e interior. Nas escolas, docentes e gestores prepararam as boas-vindas com diferentes atividades, a exemplo de palestras, apresentações do corpo docente e sessões de filmes educativos.
Fotos: Cintia Sacramento/ Arquivo da escola

A estudante Ariaila dos Santos, 2º ano do Colégio Estadual Rômulo Almeida, no Imbuí, diz que já vai começar, desde agora, a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Quero aproveitar as aulas porque pretendo me inscrever no Enem já este ano”. Objetivo compartilhado pelo estudante Luan dos Reis, 3º ano, do mesmo colégio. “Pretendo cursar Engenharia Mecatrônica, por isso vou me dedicar mais”, destacou.

Além da dedicação com os estudos, os alunos também buscam, na escola, um espaço de socialização, para fazer e fortalecer laços de amizade. “Espero conhecer novas pessoas e poder ajudar meus colegas naquilo que tenho conhecimento, como também espero ser ajudada”, declarou a estudante, Rafaela Vitório do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, na Av. Paralela. “Foi bom reunir todo mundo, é sempre bom rever os colegas”, afirmou Débora Soares, estudante do 9º ano do Colégio Estadual Princesa Izabel, no bairro de Cidade Nova.

Os estudantes também puderam conhecer os projetos estruturantes desenvolvidos nas escolas, que vão além da sala de aula. No Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, foi exibido vídeo que apresenta a participação dos estudantes nos projetos de arte, ciência e esporte. “Além de apresentar práticas administrativas, a exemplo do manuseio do boletim online, exibimos um vídeo com os alunos da nossa escola envolvidos nos projetos que aderimos. É uma forma de incentivar a participação e o desenvolvimento das artes”, relatou a vice-diretora do colégio, Elisenilda Andrade.