Escolas têm até sábado para realizar inscrição na 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática

As escolas têm até sábado (30/04) para fazer a inscrição na 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática. Os diretores e professores devem acessar o site para efetivar a inscrição. Na primeira fase, que será realizada em 18 de junho, o professor responsável de cada escola receberá a prova enviada diretamente da secretaria da olimpíada. Os exames devem ser aplicados às 14 horas (horário de Brasília). A segunda fase está marcada para 3 de setembro e a terceira e última para os dias 15 e 16 de outubro.

A competição, que é realizada desde 1979, é dirigida a estudantes de instituições públicas e particulares, do sexto ao nono ano do ensino fundamental, ensino médio e graduação. As instituições competem em quatro níveis: sexto e sétimo anos, oitavo e nono, ensino médio e nível universitário. A olimpíada desempenha um importante papel relacionado à melhoria do ensino e na descoberta de talentos para a pesquisa em matemática.

Os resultados vão ser divulgados em dezembro e os vencedores vão participar da 15ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2012. Além das medalhas e prêmios, os vencedores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas olimpíadas internacionais de matemática.