Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Escolas têm novo canal de comunicação com a Secretaria da Educação do Estado
As escolas agora já contam com um instrumento de comunicação interativa com a Secretaria da Educação. A primeira experiência com o canal da TV Escola Bahia, via Internet, foi realizada no dia 4 de janeiro, para prestar informações sobre o simulado da matrícula e a Jornada Pedagógica. O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, afirmou que, seguindo a filosofia da gestão de ter como foco a escola, o novo sistema vem possibilitar uma maior aproximação com as unidades escolares.
Na segunda-feira, dia 10 de janeiro, às 9h, será realizado novo simulado para testar o sistema de comunicação interativa com as escolas e solucionar problemas técnicos. A Secretaria da Educação do Estado está convocando todos os gestores das escolas e das Diretorias Regionais para participarem do simulado. Os próximos encontros estão programados para os dias 14 e 28 de janeiro, às 9h. Nas duas ocasiões, serão apresentadas as orientações para a matrícula e para a Jornada Pedagógica, com espaço para interatividade, via chat, e respostas em tempo real.
“Esse é um instrumento que veio para ficar porque acreditamos que o modelo de gestão deve ser cada vez mais horizontalizado. O sistema vai permitir o contato em tempo real com cada escola”, explicou o secretário Osvaldo Barreto. Diretor do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Pojuca, Marcos Amorim considerou “a nova ferramenta fantástica”. “A partir de agora, não vamos mais precisar nos deslocar para Santo Amaro, a 80 quilômetros, para assistirmos às videoconferências”, disse, destacando ainda o benefício de socializar ideias a distância.
Quem também aprovou a iniciativa foi a secretária escolar do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste de Alagoinhas, Eunice Pereira de Santana Sacramento. “A proposta é muito boa. Esse instrumento veio para aproximar ainda mais a escola da secretaria, possibilitando um acesso mais rápido e também permitindo que o conteúdo das videoconferências seja compartilhado com todo o corpo da escola. Antes, precisávamos nos deslocar até a Direc, deixando a escola desfalcada”, pontua.
O TV Escola Bahia vai possibilitar a realização de reuniões, encontros e debates por meio de conexão direta, via Internet, em tempo real. Para conectar, basta acessar o Portal da Educação e clicar no banner TV Escola Bahia. A expectativa é que todos os dirigentes das escolas utilizem a TV Escola Bahia como uma ferramenta a serviço da própria escola. Durante a matrícula, as escolas já vão usar essa nova ferramenta para troca de informações e esclarecimentos. Também vão usá-la para orientações sobre a Jornada Pedagógica.
Projetos para 2011 - Na primeira reunião com as escolas via TV Escola Bahia, o secretário Osvaldo Barreto fez questão de informar que, em 2011, a Secretaria da Educação tem como uma de suas prioridades o fortalecimento pedagógico das escolas. Uma das ações previstas é o Pacto pela Educação, com a adesão dos municípios. “A Secretaria vai oferecer apoio técnico e pedagógico aos municípios para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos. Com este trabalho, estamos preparando os alunos do futuro”, afirmou Osvaldo Barreto.
Outra iniciativa é o projeto de fortalecimento da educação fundamental. A Secretaria da Educação já está fazendo um estudo e trabalhando intensamente, a partir do programa de formação continuada Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa. “Vamos, a partir do início do ano letivo, aglutinar os professores do Gestar para realizar um trabalho visando melhorar o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, preparando melhor os nossos alunos”, explicou.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores