Escolas têm novo canal de comunicação com a Secretaria da Educação do Estado

As escolas agora já contam com um instrumento de comunicação interativa com a Secretaria da Educação. A primeira experiência com o canal da TV Escola Bahia, via Internet, foi realizada no dia 4 de janeiro, para prestar informações sobre o simulado da matrícula e a Jornada Pedagógica. O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, afirmou que, seguindo a filosofia da gestão de ter como foco a escola, o novo sistema vem possibilitar uma maior aproximação com as unidades escolares.

Na segunda-feira, dia 10 de janeiro, às 9h, será realizado novo simulado para testar o sistema de comunicação interativa com as escolas e solucionar problemas técnicos. A Secretaria da Educação do Estado está convocando todos os gestores das escolas e das Diretorias Regionais para participarem do simulado. Os próximos encontros estão programados para os dias 14 e 28 de janeiro, às 9h. Nas duas ocasiões, serão apresentadas as orientações para a matrícula e para a Jornada Pedagógica, com espaço para interatividade, via chat, e respostas em tempo real.

“Esse é um instrumento que veio para ficar porque acreditamos que o modelo de gestão deve ser cada vez mais horizontalizado. O sistema vai permitir o contato em tempo real com cada escola”, explicou o secretário Osvaldo Barreto. Diretor do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Pojuca, Marcos Amorim considerou “a nova ferramenta fantástica”.  “A partir de agora, não vamos mais precisar nos deslocar para Santo Amaro, a 80 quilômetros, para assistirmos às videoconferências”, disse, destacando ainda o benefício de socializar ideias a distância.

Quem também aprovou a iniciativa foi a secretária escolar do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste de Alagoinhas, Eunice Pereira de Santana Sacramento. “A proposta é muito boa. Esse instrumento veio para aproximar ainda mais a escola da secretaria, possibilitando um acesso mais rápido e também permitindo que o conteúdo das videoconferências seja compartilhado com todo o corpo da escola. Antes, precisávamos nos deslocar até a Direc, deixando a escola desfalcada”, pontua.

O TV Escola Bahia vai possibilitar a realização de reuniões, encontros e debates por meio de conexão direta, via Internet, em tempo real. Para conectar, basta acessar o Portal da Educação e clicar no banner TV Escola Bahia. A expectativa é que todos os dirigentes das escolas utilizem a TV Escola Bahia como uma ferramenta a serviço da própria escola. Durante a matrícula, as escolas já vão usar essa nova ferramenta para troca de informações e esclarecimentos. Também vão usá-la para orientações sobre a Jornada Pedagógica.

Projetos para 2011 - Na primeira reunião com as escolas via TV Escola Bahia, o  secretário Osvaldo Barreto fez questão de informar que, em 2011, a Secretaria da Educação tem como uma de suas prioridades o fortalecimento pedagógico das escolas. Uma das ações previstas é o Pacto pela Educação, com a adesão dos municípios. “A Secretaria vai oferecer apoio técnico e pedagógico aos municípios para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos. Com este trabalho, estamos preparando os alunos do futuro”, afirmou Osvaldo Barreto.

Outra iniciativa é o projeto de fortalecimento da educação fundamental. A Secretaria da Educação já está fazendo um estudo e trabalhando intensamente, a partir do programa de formação continuada Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa. “Vamos, a partir do início do ano letivo, aglutinar os professores do Gestar para realizar um trabalho visando melhorar o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, preparando melhor os nossos alunos”, explicou.