Escolas terão que escolher obras de transição para o Novo Ensino Médio no Ano Letivo de 2021

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr

As escolas da rede estadual que ofertam o Ensino Médio terão que escolher, para o ano letivo de 2021, os livros didáticos que visam contribuir para a transição do Novo Ensino Médio dentro do universo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ação é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que vai propor obras de Projetos Integradores (Ciências Humanas; Ciência da Natureza; Matemática e suas tecnologias; Linguagem e suas tecnologias) e Projeto de Vida.

Para esclarecer dúvidas sobre o processo, acontece na terça-feira (15), das 14h às 18h, um Webinar promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no canal do Youtube (https://bit.ly/2W8BLmA), para apresentar a proposta das obras de Projetos Integradores e Projeto de Vida. A inscrição é gratuita no endereço https://bit.ly/3nfLrYM.  

A coordenadora de Livro Didático e Biblioteca, Alessandra Santana, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), destaca a importância da participação de gestores, coordenadores pedagógicos  e professores na escolha das obras. "O material será utilizado como transição para o Novo Ensino Médio em todas as escolas que ofertam o Ensino Médio e deverá ser utilizado de forma interdisciplinar com os livros didáticos das disciplinas regulares, que continuarão os mesmos utilizados em 2020."

Ainda segundo Alessandra, a escolha está prevista para acontecer entre fevereiro e março de 2021. “É bom ressaltar que, com estas obras, os professores terão dois materiais didáticos para trabalhar nas escolas com os estudantes, os disciplinares como Matemática, História e Português, além destes projetos que, divididos por áreas de conhecimento, buscam apresentar formas de desenvolver as dez competências gerais da BNCC".

Notícias Relacionadas